Atualizado:

Melhores vinícolas de Mendoza para visitar em 2025: guia completo

Conhecida como a Capital do Vinho da Argentina, Mendoza é aquele destino perfeito para conhecer diversas vinícolas e degustar uma variedade de vinhos. E para você organizar o seu roteiro de viagem sem complicação, fizemos um guia completo com as melhores vinícolas de Mendoza.

Nossas vinícolas preferidas em Mendoza

Vinícola de Maipú com excelentes vinhos e até agora a nossa preferida para almoçar em Mendoza, pois o restaurante no terraço tem pratos argentinos maravilhosos e vista para os vinhedos.

Localizada em Luján de Cuyo, a vinícola possui uma vista incrível para os Andes. Ela tem restaurante com menu de 4 ou 5 passos, oferece tour guiado com degustação, entre outras experiências.

Uma das melhores vinícolas em Luján de Cuyo, pois oferece experiências maravilhosas, tem um restaurante com pratos incríveis e uma boa infraestrutura.

Vinícola familiar em Luján de Cuyo que proporciona experiências inesquecíveis, como piqueniques e degustações entre os vinhedos, permitindo uma verdadeira imersão nos sabores e paisagens locais.

Vinícola moderna, localizada na Rota do Vinho, muito visitada durante os tradicionais passeios. Ela segue uma linha de produção industrial, diferente do que você vê nas vinícolas menores (boutique e familiares). Ela não tem restaurante.

Regiões com as melhores vinícolas de Mendoza

Duas mulheres alegres com as mãos para cima em frente uma construção da Bodega Vistalba, em Luján de Cuyo, Mendoza.
Bodega Vistalba

Mendoza é uma província extensa, repleta de vinícolas para explorar. No entanto, três regiões se destacam por abrigarem as melhores vinícolas:

  • Maipú: localizada a 15 minutos do Centro de Mendoza, Maipú oferece uma ótima infraestrutura turística com mais de 40 vinícolas abertas para visitação e 8 olivícolas para você conhecer um pouco mais sobre o mundo dos azeites. Além disso, a região conta com excelentes hotéis e restaurantes, muitos dos quais estão localizados dentro das próprias vinícolas.
  • Luján de Cuyo: outra região com vinícolas surpreendentes para visitar em Mendoza. Além das vinícolas, em Luján de Cuyo tem restaurantes e hotéis incríveis. A região, que fica a 18 km do centro da cidade, é conhecida como a capital do Malbec de Mendoza.
  • Valle de Uco: um vale localizado entre a Cordilheira Frontal dos Andes e o Deserto de Huayquerias. A região oferece uma infinidade de atividades, com vinícolas encantadoras, paisagens deslumbrantes e uma excelente seleção de hotéis e restaurantes.

Melhores vinícolas de Mendoza por região

Mendoza tem mais de 900 vinícolas e cerca de 209 estão abertas para visitação. São muitas opções para conhecer e cada uma delas tem uma particularidade que a torna especial.

Depois de visitar Mendoza duas vezes e morar na cidade por mais de um mês, escolhemos nossas vinícolas preferidas, mencionadas acima, e ainda preparamos uma lista com as melhores vinícolas da região. Apesar de todo esse tempo no destino, não conseguimos visitar todas as vinícolas que desejávamos.

Para você fazer o seu roteiro de viagem, separamos as melhores vinícolas de Mendoza por região.

Melhores vinícolas em Maipú

1. Vistandes

Mulher sentada em uma cerca de metal, usando óculos de sol, camisa listrada e calça jeans, olhando para o lado em um ambiente de vinhedo. Ao fundo, árvores verdes e uma paisagem ampla de vinhas sob um céu azul claro, criando uma atmosfera tranquila e serena.

A Vistandes é uma vinícola moderna, localizada na Rota do Vinho, muito visitada durante os passeios tradicionais de Mendoza, onde você conhece toda a produção de vinhos e, ao final, realiza uma deliciosa degustação de alguns rótulos. Desenhada e construída em 2006, a vinícola combina na elaboração de seus vinhos uvas de vinhedos próprios de duas regiões. Achamos os vinhos da vinícola deliciosos.

2. Tempus Alba

Mulher caminhando por entre vinhedos, na Bodega Tempus Alba, com parreiras secas e cobertas por telas de proteção, vestindo roupa escura e óculos de sol, em um cenário de folhas caídas no chão e céu azul claro. A paisagem captura a essência de um vinhedo fora da estação de colheita, transmitindo tranquilidade e conexão com a natureza.

Localizada na Rota do Vinho de Maipú (a 25 km do Centro de Mendoza), a Tempus Alba é uma bodega familiar, que já alcança cinco gerações, incrível para visitar e almoçar. Além de excelentes vinhos, a vinícola tem restaurante, hotel, bar e oferece diversas experiências.

O passeio WineBike em bicicleta coletiva com degustação finaliza na Tempus Alba com uma visita guiada e degustação de alguns rótulos. Depois, você pode almoçar em seu restaurante Patio Tempus, que fica no terraço. A refeição é paga à parte. Até agora, essa foi a nossa vinícola preferida para almoçar em Mendoza, pois os pratos são deliciosos e o restaurante tem uma bela vista.

3. Bodegas Lopez

Mulher parada em frente à fachada da Bodega López, um prédio histórico com arquitetura em tons de bege e telhado de telhas vermelhas, localizado sob um céu azul. A entrada da vinícola exibe o nome "Bodegas y Viñedos López" e o ano de fundação "1898", destacando a tradição e elegância do local, ideal para quem aprecia enoturismo em Mendoza.

A Bodegas Lopez é uma ótima escolha para quem está fazendo uma viagem econômica, pois o tour guiado com degustação é gratuito. Fundada em 1898, a vinícola possui tecnologia de última geração na produção de seus vinhos e tem um restaurante, o Rincón de Lopez, com menu à la carte e fixo.

Para fazer o tour guiado gratuito, recomendo realizar a reserva com pelo menos 15 dias de antecedência, pois as vagas se esgotam muito rápido. Além disso, você pode chegar nessa vinícola de Metrotranvía, pois ela fica a poucos metros da estação.

4. Luigi Bosca

A Bodega Luigi Bosca também é uma das melhores vinícolas de Mendoza. Fundada em 1901, por Leoncio Arizu, a vinícola, com uma bela vista para a Cordilheira dos Andes, oferece diversas experiências.

A vinícola produz seus vinhos em 4 fazendas: Los Mirados, Miralejos, El Paraíso e Los Nobles. A sede da vinícola fica em Luján de Cuyo, mas suas experiências são realizadas em El Paraíso, a fazenda mais antiga, que fica na Ruta 60, em Maipú.

Contrate o tour de vinhos e adegas, que passa na Vistandes, Bodegas Lopez e outras vinícolas em Mendoza.

Melhores vinícolas em Luján De Cuyo

1. Norton

Fachada da Bodega Norton em Mendoza, Argentina, em um dia de céu claro. O edifício apresenta arquitetura simples e moderna, com o nome "Bodega Norton" destacado no centro. No chão, uma fina camada de neve cobre o gramado, e ao fundo, é possível ver as montanhas dos Andes, criando um cenário pitoresco e convidativo para visitantes de vinícolas.

Localizada em Luján de Cuyo, a Bodega Norton é uma das nossas preferidas do destino, pois oferece excelentes experiências com uma vista realmente impressionante para a Cordilheira dos Andes.

Fundada em 1895, a Norton conta com cinco vinhedos situados em uma área privilegiada. Na vinícola, você pode almoçar em seu restaurante, escolhendo entre menus de 4 ou 6 passos, fazer um tour guiado para conhecer mais sobre a sua produção e aproveitar outras experiências incríveis.

2. Vistalba

Mulher posando em frente aos vinhedos secos da Bodega Vistalba em Mendoza, Argentina, usando óculos de sol e uma jaqueta clara. Ela está rodeada por postes de madeira que sustentam as parreiras, com um céu azul intenso ao fundo e uma grande árvore à direita, refletindo o ambiente rural e acolhedor da vinícola.

A Bodega Vistalba também é uma das melhores vinícolas de Mendoza e uma das nossas preferidas, principalmente para almoçar. A vinícola oferece experiências maravilhosas, tem um restaurante com pratos incríveis, bar e boa infraestrutura.

Fundada em 2003, por Varlos Pulenta, a Bodega Vistalba tem vinhedos em Luján de Cuyo e Valle de Uco. A vinícola produz os vinhos Vistalba, Tomero e Progenie, mas a principal linha de produção são os vinhos Vistalba, elaborados com uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda e Cabernet Franc.

3. Susana Balbo

A Susana Balbo é uma vinícola familiar, que também fica localizada em Luján de Cuyo e oferece experiências incríveis. Localizada aos pés do Cordón del Plata, a vinícola tem uma vista única em Mendoza. A sua principal linha de produção é a uva Malbec, mas ela também produz o Cabernet Franc, Chardonnay e Torrontés.

4. Bodega Renacer

A Renacer é uma das melhores vinícolas em Luján de Cuyo, oferecendo uma vista deslumbrante para os Andes, belos vinhedos e um lago que torna o cenário ainda mais encantador. Especializada na produção de Malbecs e Cabernets, a vinícola se destaca pela qualidade e beleza do local.

Ela possui um restaurante que oferece experiências únicas com pratos sofisticados e vista para os Andes, sempre acompanhados de um bom vinho argentino. Além do almoço, a Renascer oferece outras experiências, incluindo uma visita guiada com degustação, passeio de bicicleta pelos vinhedos e piquenique.

5. Catena Zapata

A Bodega Catena Zapata em Mendoza, Argentina, destaca-se com sua arquitetura imponente em formato de pirâmide, inspirada nas antigas construções maias, cercada por vinhedos exuberantes. Ao fundo, as majestosas montanhas dos Andes cobertas de neve realçam a beleza e a grandiosidade do local, que é uma das vinícolas mais icônicas da região.

Localizada em um edifício de arquitetura espetacular com vista para os Andes, a Catena Zapata possui um restaurante elegante, que oferece pratos sofisticados. Seu restaurante, o Angelica Cocina Maestra, é um dos mais conceituados da região.

Essa não é nossa vinícola preferida de Mendoza para visitar, pois é extremamente turística e cheia, o que às vezes acaba afetando na prestação do serviço e experiência. Mas a vinícola vale a visita pela sua beleza, principalmente para quem vai desfrutar de uma refeição no Angelica Cocina Maestra, que sem dúvida vale muito a pena.

Vale lembrar que essa é uma bodega muito procurada, então as reservas para experiências e restaurante devem ser feitas com muita antecedência.

  • Endereço: Cobos S/N, M5509 Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina.
  • Site: catenazapata.com

6. Kaikén

Construída em 1920, por Italo Calise, a Kaikén tem como filosofia criar vinhos premium, promovendo a cultura da sustentabilidade em cada etapa de produção.

Para os visitantes, a vinícola oferece diversos tours e experiências imperdíveis. Além disso, o seu restaurante, Ramos Generales, oferece pratos que combinam com cada estação, onde as refeições são degustadas em um lindo pátio ao ar livre com vista para os vinhedos.

7. Durigutti Family Winemakers

Localizada no distrito de Las Compuertas em Luján de Cuyo, o Durigutti Family Winemakers não podia ficar de fora de nossa lista de melhores vinícolas de Mendoza, já que ela está no TOP 10 entre os melhores vinhedos do mundo 2024.

A tradicional vinícola oferece diversas experiências aos visitantes. Seu restaurante 5 Suelos tem um menu fixo incrível, mas na vinícola você ainda pode se hospedar, fazer degustação de vinhos, cavalgar, entre outras experiências imperdíveis.

Contrate o tour do malbec pela zona vitivinícola de Luján de Cuyo, que passa na Susana Balbo, Renacer, Norton e outras vinícolas em Mendoza.

Melhores vinícolas em Valle de Uco

1. Casa de Uco

A Casa de Uco é uma das melhores vinícolas de Mendoza e fica localizada em Valle de Uco. Ela possui uma estrutura completa com bodega, restaurante, resort e oferece diversas experiências aos visitantes.

A bodega boutique tem arquitetura e design de vanguarda, e sua vinícola combina técnicas antigas com inovação tecnológica no processo de produção de vinho. Ao se hospedar na Casa de Uco Vineyards and Wine Resort, você terá uma experiência completa.

2. Zuccardi

A Bodega Zuccardi, uma das melhores vinícolas de Mendoza, possui uma arquitetura moderna e impressionante, com formas geométricas em pedra que se integram ao ambiente natural dos vinhedos ao redor. Ao fundo, a imponente cordilheira dos Andes completa a paisagem, reforçando o ambiente único e sofisticado que caracteriza esta vinícola renomada, conhecida pela inovação e sustentabilidade.

A Zuccardi Wines é uma empresa familiar, que produz diversos rótulos de vinhos. Ela oferece visitas guiadas com degustações e outras experiências imperdíveis.

Para ter uma experiência incrível, almoce no restaurante Piedra Infinita Cocina, que tem uma bela vista para as montanhas e oferece um menu de 9 passos elaborados com produtos regionais.

A Bodega Santa Julia, que é da família Zuccardi, também oferece uma experiência gastronômica imperdível no restaurante Pan y Oliva.

3. Bodega Salentein

A Bodega Salentein no Valle de Uco, Mendoza, é apresentada ao final de uma longa estrada de cascalho cercada por vinhedos perfeitamente alinhados. A construção elegante está situada em meio a árvores e tem ao fundo as majestosas montanhas dos Andes, parcialmente cobertas de neve, criando um cenário imponente e sereno, ideal para enoturismo.

A Bodega Salentein, que fica aos pés da Cordilheira dos Andes, é um dos maiores exportadores de vinhos da Argentina e uma das melhores vinícolas de Mendoza para visitar e se hospedar. Fundada em 1997, a vinícola oferece algumas experiências incríveis para seus visitantes, sendo necessário fazer a reserva em seu site. Além disso, suas instalações têm um restaurante e uma pousada com ótima infraestrutura.

4. Bodega Alfa Crux

Com lindas paisagens, a Bodega Alfa Crux do Agostino Group Wine é uma das melhores vinícolas em Valle de Uco. Ela tem um restaurante bem conhecido, o Crux Cocina, um charmoso e elegante bistrô com uma incrível vista para a serra refletida em um pequeno espelho d’água. Ao conhecer a vinícola, não deixe de visitar o restaurante do local.

5. Bodega Monteviejo

Localizada em Valle de Uco, a Bodega Monteviejo é muito interessante para conhecer em maio, pois nela acontece o Wine Rock, um evento com rock, muito vinho e comida. Se você não visitar a vinícola no mês de maio, ainda pode desfrutar de deliciosos pratos em seu restaurante, admirando as belas paisagens da Cordilheira dos Andes.

Contrate o tour pelo sul da zona vitivinícola do Valle do Uco, que passa na Zuccardi e Alfa Crux.

Contrate o tour pelo norte da zona vitivinícola do Valle do Uco, que passa na Salentein.

Como reservar e visitar as melhores vinícolas de Mendoza?

Em Mendoza, você encontrará duas formas de visitar as vinícolas. A mais comum é através de passeios oferecidos por agências de turismo, embora nem sempre seja a opção ideal. Alternativamente, você pode explorar as vinícolas de forma independente, reservando uma visita guiada e indo por conta própria.

Passeios oferecidos pelas agências de turismo

Mulher em pé sobre um deck de madeira ao ar livre em Vistandes, uma das melhores vinícolas de Mendoza, vestindo blazer xadrez cinza e calça preta, com uma mão no cabelo e usando óculos escuros. Ao fundo, uma paisagem de vinhedos e árvores contra um céu azul claro, com cercas e árvores esparsas que adicionam profundidade à cena natural.
Vistandes em Mendoza

A maioria das agências de Mendoza oferece diversos passeios e você pode escolher entre o tour tradicional ou particular. O passeio tradicional é realizado em grupos de até 12 pessoas, enquanto o tour particular é exclusivo para você e seu grupo de conhecidos.

Além de visitar 2 ou 3 vinhedos, o tour tradicional pode incluir a visita a uma fábrica de azeite, sendo uma experiência bem interessante, principalmente se você está conhecendo o destino pela primeira vez. Inclusive, os produtos que você pode comprar ao visitar a fábrica (azeite e cremes hidratantes) valem muito a pena.

No passeio tradicional, você faz um tour nas vinícolas, conhecendo toda a produção dos vinhos argentinos, e ao final, tem a degustação de alguns rótulos. Além disso, o passeio inclui transfer para retirada no hotel, somente no Centro de Mendoza. Ao se hospedar em outras regiões, a agência não realiza essa retirada (você deve se deslocar até a agência ou outro ponto de encontro).

No tour particular, você também conhece até 3 vinícolas diferentes, faz degustação de vinhos e, ao final, tem um delicioso almoço com menu de 3 passos harmonizados com vinho premium ou reserva. Alguns passeios particulares podem variar nos detalhes, como incluir ou não o almoço, entre outros detalhes que podem deixar o tour mais interessante ou não.

Tour tradicional para as vinícolas com degustação.

Tour particular para as vinícolas com almoço.

Como reservar uma visita guiada com degustação?

Mulher sorridente segurando uma taça de vinho tinto em um brinde, enquanto uma segunda pessoa estende uma taça em primeiro plano, em direção à câmera. Ao fundo, uma parede de tijolos e uma grade com fileiras de garrafas de vinho organizadas, criando um ambiente típico de adega, transmitindo a atmosfera de um tour por vinícolas.

Reservar a visita guiada diretamente com a vinícola é uma ótima opção para conhecer lugares que não fazem parte dos roteiros oferecidos nos passeios das agências de turismo. E assim como nos demais passeios, nessa visita guiada, você conhece todo o processo de produção do vinho e, ao final, realiza a degustação. Algumas visitas podem incluir outras experiências.

Para reservar uma visita guiada, você deve entrar em contato com a vinícola, por WhatsApp, site ou telefone, e solicitar a reserva. A maioria das vinícolas realiza essa reserva diretamente no site, mas algumas realizam apenas por telefone.

Se você planeja viajar para Mendoza na alta temporada (janeiro, fevereiro, julho e agosto), faça a reserva do seu tour guiado com pelo menos 15 dias de antecedência. Em algumas vinícolas, a reserva pode ser feita com pelo menos 30 dias de antecedência por serem muito procuradas por turistas.

Os passeios e degustações reservados diretamente com as vinícolas podem custar um pouco mais do que os tours tradicionais oferecidos pelas agências. Isso ocorre porque esses passeios são mais intimistas, com maior atenção ao visitante, e geralmente escolhemos vinícolas mais renomadas. Por outro lado, as agências tendem a fazer o tour nas vinícolas mais acessíveis para deixar o passeio mais econômico.

Como ir para as vinícolas em Mendoza por conta própria

Ao conhecer as vinícolas por conta própria, você encontrará uma variedade de transportes, mas cada um deles é mais indicado para ir às vinícolas de determinadas regiões. E essa parte é muito importante, senão você pode passar por um perrengue desnecessário como a gente, que fomos para uma vinícola de Luján de Cuyo de Uber para almoçar, mas na volta nenhum carro do aplicativo aceitou a corrida para ir nos buscar. Tivemos que voltar de ônibus.

  • Uber: não recomendamos muito, pois você consegue um carro facilmente para se deslocar até a vinícola, principalmente se estiver hospedado no Centro de Mendoza, mas para voltar, o mesmo não acontece. A maioria das vinícolas fica afastada da cidade, e quase não tem carros disponíveis e os que têm dificilmente aceitam a viagem para ir te buscar.
  • Táxi: essa é uma boa opção para se locomover até as vinícolas, mas assim como o Uber, não tem táxi na maioria delas. Então, para utilizar esse transporte, é interessante pegar o número de um taxista e, na hora de voltar para o hotel, ligar para ele te buscar. Deixe combinado com o taxista, que você vai ligar para ele te buscar.
  • Ônibus: eles são eficientes e possuem boa cobertura em Mendoza. Mas para utilizar esse meio de locomoção, confira certinho se tem ônibus para a vinícola que você deseja conhecer e tenha o cartão SUBE em mãos, sem ele você não utiliza transporte público na Argentina.
  • Transfer: consideramos essa uma das melhores formas de ir para as vinícolas, pois você encontra transfers em Mendoza a bons preços e não precisa se preocupar em chamar o táxi ou ir para um ponto de ônibus. E o melhor, você pode beber vinho à vontade.
  • Metrotranvía: um trem de superfície, que recorre os departamentos de Maipú, Godoy Cruz, Mendoza e Las Heras. Achamos ele muito eficiente e, para usá-lo, também é necessário ter o cartão SUBE. Utilizamos esse meio de transporte para conhecer as vinícolas de Maipú.
  • Carro: o carro é uma excelente forma de se locomover, pois você não precisa se preocupar com horários. Além disso, Mendoza tem paisagens lindas e, ao viajar de carro, você pode parar pelo caminho e conhecer o destino com calma. O lado negativo de alugar um carro é que o motorista não apreciará tão bem a degustação dos vinhos ao visitar as vinícolas.

Tipos de vinhos produzidos em Mendoza

Mulher segurando uma câmera e tirando fotos de uma mesa com várias garrafas de vinho, em um ambiente rústico com parede de tijolos expostos. Ela veste uma camisa de manga longa e calça jeans, concentrada na atividade enquanto a luz suave destaca as garrafas dispostas ao seu lado, criando um clima intimista típico de adegas.
Vinícola Vistandes em Mendoza

Mendoza é conhecida como a Capital do Vinho da Argentina, e como tal, produz excelentes vinhos para exportação e consumo no próprio país.

A altitude, que varia entre 900 a 1.800 metros, o solo desértico, o vento seco, a chuva escassa e a baixa umidade do ar, tornam o clima perfeito para afastar pragas e fungos das plantações. Além disso, toda a água usada na produção das uvas vem da liquefação da neve da Cordilheira dos Andes.

Os dias mais quentes e a queda de temperatura à noite são muito importantes para a produção de vinhos, pois o calor aguça o açúcar da uva, enquanto o frio favorece a produção de tanino, um elemento estrutural que serve para dar corpo e complexidade ao vinho.

As uvas mais adaptadas para cultivar em Mendoza são Malbec, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, com cada região se destacando na produção de um tipo de uva.

Para quem considera visitar o destino, saiba que o Malbec é a casta mais apreciada e cultivada em Mendoza, mas o destino também produz outros rótulos incrivelmente maravilhosos, como Syrah, Cabernet Sauvignon e Bornarda.

Tipos de vinícolas em Mendoza

Mendoza tem 4 tipos de vinícolas, sendo que cada uma delas segue uma linha de produção:

  • Vinícolas boutique: essas vinícolas produzem menos litros de vinhos com maior dedicação na produção, visando produzir somente rótulos de excelente qualidade.
  • Vinícolas familiares: essas bodegas, normalmente, seguem uma receita familiar. Nelas, o processo de vinificação é passado de geração em geração e poucas coisas mudam ao longo do tempo.
  • Vinícolas modernas: também chamadas de vinícolas industriais, elas seguem os estudos mais atuais para sempre melhorar a produção dos seus vinhos. Essas vinícolas também produzem em maior escala e possuem um processo de produção bem definido.
  • Vinícolas sustentáveis: essas são as bodegas que utilizam métodos sustentáveis em toda a produção de vinhos, normalmente são vinícolas pequenas.

Veja também: Onde ficar em Buenos Aires – melhores regiões e hotéis.

Melhores vinícolas de Mendoza com restaurante

Prato colorido de frutos do mar servido em uma panela de ferro, decorado com microverdes e tomates-cereja, ao lado de uma tábua com fatias de pão rústico, incluindo opções com sementes e focaccia. A apresentação combina sabores frescos e texturas variadas, perfeita para harmonizar com vinhos em um ambiente de vinícola.

Além de fazer os tours tradicionais nas vinícolas para conhecer o método de produção dos vinhos e degustar alguns rótulos, não deixe de almoçar nos restaurantes das vinícolas.

Cada vinícola com restaurante oferece uma experiência diferente. Algumas têm menu à la carte, enquanto outras oferecem menus a partir de 3 passos, que podem ser harmonizados com vinhos ou não. Para ter experiências incríveis na sua viagem, confira as nossas dicas com as melhores vinícolas em Mendoza com almoço.

Mapa das melhores vinícolas de Mendoza

Como é feita a degustação de vinhos nas vinícolas?

Como falamos anteriormente, para fazer a degustação de vinhos argentinos nas vinícolas, você pode contratar o passeio tradicional ou particular com as agências, ou ainda, reservar diretamente com as bodegas.

Cada vinícola realiza a degustação de vinhos de forma única, mas é certo que o valor pago pela degustação influencia bastante na qualidade da experiência.

Duas pessoas brindando com taças de vinho tinto gravadas com o logo da **Bodega López**, em frente a uma parede de tijolos que dá um toque rústico ao ambiente. As mãos erguidas com unhas pintadas sugerem um momento de celebração e descontração durante uma visita à vinícola.
Degustação Bodegas Lopez
Duas taças de vinho, uma com rosé e outra com tinto, gravadas com o logo da Bodega CarinaE, posicionadas sobre uma mesa de madeira ao lado de um copo d'água. Ao fundo, uma janela ampla com vista para o exterior ensolarado, criando um ambiente acolhedor e convidativo para uma degustação de vinhos.
Degustação Bodega Carinae

A degustação de vinhos é realizada no final do tour. E nesse momento, um funcionário do local leva os visitantes até uma sala, que pode ter mesas e cadeiras ou não, depende da estrutura da vinícola.

Ao chegar na sala, os rótulos de vinhos são apresentados. E nesse momento, a vinícola escolhe alguns para falar mais detalhadamente e você realiza a prova do vinho. Se você quiser apenas provar, pode descartar o restante do vinho em uma vasilha.

A degustação é feita em 3 a 4 rótulos e, em algumas ocasiões, a vinícola oferece água e petiscos, mas para isso você deve contratar experiências específicas.

Dicas para comprar vinhos em Mendoza

Mão segurando uma sacola preta elegante com o logotipo da Bodega López em destaque, em frente à fachada da vinícola em Mendoza, que exibe o nome "Bodegas y Viñedos López" e o ano "1898". A imagem transmite a experiência de uma compra especial de vinhos, combinando tradição e sofisticação.

Voltar de Mendoza sem bons rótulos está fora de cogitação, mas comprar vinhos no destino requer um pouco de atenção. Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis.

  • Fique atento ao limite de garrafas de vinhos para entrar no Brasil para não pagar impostos. Algumas companhias aéreas permitem até 6 garrafas como bagagem de mão e 10 garrafas despachadas, como na Aerolíneas Argentina. Então, sempre confirme as regras da companhia aérea e da ANAC a respeito do transporte de bebidas alcoólicas.
  • Ao optar por despachar os vinhos, embale corretamente com materiais apropriados para evitar qualquer transtorno, como os seus vinhos chegarem todos quebrados no Brasil. Algumas lojas em Mendoza vendem caixas e outros materiais apropriados para transportar seus vinhos. Na hora de despachar a mala, informe à companhia aérea a respeito do material frágil.
  • A melhor forma de comprar os melhores rótulos de vinhos e com ótimos preços é diretamente nas vinícolas. Ao final do tour guiado, você participa de uma degustação e pode comprar os rótulos de que mais gostou. Inclusive, alguns desses vinhos são exclusivos para exportação, então só estão disponíveis para compra nas próprias vinícolas.

Onde se hospedar para conhecer as vinícolas

Mendoza é uma província grande com várias regiões para ficar, mas a maioria delas possui boa infraestrutura com hospedagens e restaurantes maravilhosos. Ao viajar para Mendoza, você pode se hospedar no Centro, Luján de Cuyo, Chacras de Coria, Maipú ou Valle de Uco.

Para conhecer as vinícolas, o ideal é se hospedar nas regiões onde elas estão, pois o Centro de Mendoza fica mais afastado e você precisa de algum meio de transporte ou passeio para chegar até o local. Por isso, recomendo que você se hospede na região, onde ficam as vinícolas que planeja conhecer, principalmente aquelas que os passeios não incluem no roteiro.

Melhores hotéis vinícolas em Mendoza

Algumas das melhores vinícolas de Mendoza também possuem hotel, onde você pode ter uma experiência ainda mais incrível. Além disso, Mendoza oferece hotéis encantadores situados entre vinhedos que, embora não estejam dentro de uma vinícola, garantem uma estadia inesquecível em meio a paisagens deslumbrantes.

Separamos os melhores hotéis vinícolas para ficar em Mendoza.

  • Casa de Uco Vineyards and Wine Resort: o resort da Bodega Casa de Uco possui ambientes modernos, bem iluminados e uma linda decoração. Ele tem piscina ao ar livre, SPA, café da manhã, restaurante, academia, bicicletas gratuitas, entre outras comodidades.
  • Tupungato Divino: hotel vinícola cercado por vinhedos que oferece uma vista magnífica para a Cordilheira dos Andes. O hotel oferece acomodações amplas e ambientes aconchegantes com uma linda decoração rústica.
  • Hotel De Cielo: oferece uma vista perfeita para os vinhedos e a Cordilheira dos Andes, com espaços aconchegantes e bem decorados, além de comodidades, como café da manhã, piscina, bar, restaurante e lareira.
  • The Vines Resort e SPA: localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, o hotel tem uma bela vista para as montanhas e para as vinícolas, e oferece comodidades como piscina, restaurante, bar, SPA e café da manhã. A hospedagem tem decoração elegante e móveis incríveis, além de espaços amplos e confortáveis.
  • Posada Salentein: hotel vinícola localizado na fazenda La Pampa, no espaço Salentein, em Valle de Uco. A hospedagem, com 14 quartos, é rodeada por vinhedos e tem vista para a Cordilheira dos Andes.

Melhor época para visitar as vinícolas em Mendoza

Mulher caminhando na área externa da Bodega Vistandes em Mendoza em fevereiro.

Apesar das vinícolas estarem abertas para visitação durante todo o ano, é interessante visitá-las na época da colheita de uva. Consideramos esse o melhor período para visitar as vinícolas, pois as parreiras estão lindas e cheias de cachos de uva. 

Se você quer andar entre os vinhedos cheios de uva, colher uva no pé e desfrutar das vinícolas no auge da sua beleza, os melhores meses para visitar Mendoza são de fevereiro a abril, final do verão e início de outono.

Além da beleza das parreiras na época da colheita, algumas vinícolas deixam os visitantes comerem uva à vontade, mas isso não acontece em todas elas. Inclusive, em algumas é proibido tirar qualquer fruta do pé.

Vendimia e Fiesta Nacional de la Vendimia

No período da colheita de uvas em Mendoza, chamado de vendimia, também acontecem algumas festas que celebram o sucesso da colheita na cidade. A Fiesta Nacional de la Vendimia tem um cronograma especial com muitas celebrações por toda a cidade, inclusive algumas vinícolas fazem celebrações especiais para visitantes e hóspedes.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre a Fiesta Nacional de la Vendimia, confira a agenda cultural de cada mês no site da Ciudad de Mendoza. E para organizar a sua viagem e ver a melhor época para conhecer o destino, confira o artigo quando ir para Mendoza com todas as dicas e informações úteis.

Dicas essenciais para aproveitar seu passeio nas vinícolas em Mendoza

Mulher sorridente apontando para uma placa com a palavra "BIENBEBIDOS" na entrada da Viña el Cerno, em Mendoza. A cena inclui elementos rústicos, como uma grande porta de madeira e um barril de vinho, criando uma atmosfera acolhedora e divertida que celebra o espírito da degustação de vinhos.
  • Sempre faça as suas reservas, seja para passeios, hospedagens ou almoço, com antecedência, pois as melhores vinícolas de Mendoza possuem vagas limitadas, e se você deixar para fazer em cima da hora, pode não conseguir uma vaga.
  • Ao visitar as vinícolas por conta própria, tenha em mente o meio de transporte para voltar ao hotel, pois o Uber e o táxi na região das vinícolas são bem escassos. Em algumas regiões, quando o aplicativo acha um carro, o motorista nunca aceita a corrida.
  • Mendoza tem as estações bem definidas, então utilize roupas adequadas para o seu passeio nas vinícolas. Para o verão, é importante levar roupas leves, protetor solar e boné/chapéu; já no inverno, não pode faltar um casaco grosso, pois nessa região faz mais frio. No texto, quando ir para Mendoza, você encontrará dicas de roupas para cada estação.
  • Os restaurantes das vinícolas incluem a taxa de serviço na conta final. Então, sempre leve um dinheiro reserva para pagar a taxa de serviço e gorjeta.

Gostou das nossas dicas com as melhores vinícolas de Mendoza, Argentina? Descubra também nosso roteiro de 3 dias em Buenos Aires, um guia completo com mapas.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA A ARGENTINA

Reserve seu hotel na Argentina com antecedência

Para garantir a melhor estadia na Argentina, recomendamos usar o Booking.com, site de reservas em que confiamos em todas as nossas viagens. Com uma vasta seleção de hotéis e as melhores tarifas disponíveis, você encontrará a opção perfeita para a sua estadia, garantindo uma experiência de viagem incrível e econômica. Nossos hotéis preferidos na Argentina são:

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

O seguro viagem para a Argentina é essencial para garantir a sua tranquilidade durante a viagem. Ele oferece proteção contra imprevistos, como doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e até o cancelamento de voos. Abaixo recomendamos as melhores plataformas para contratar seu seguro viagem:

Para maior comodidade, alugue um carro na Argentina

A Argentina é um país maravilhoso para ser explorado de carro, oferecendo paisagens deslumbrantes e cidades encantadoras. Se o seu plano é explorar mais de uma cidade e maximizar o seu conforto e liberdade, alugar um carro é a escolha ideal. Indicamos a Rentcar para alugar seu carro com segurança e praticidade.

Reserve seus passeios e experiências

Planejar seus passeios com antecedência pode ser uma grande economia de tempo durante a sua viagem. Imagine poder reservar todas as suas atividades diretamente do conforto da sua casa e ainda pagar com seu cartão de crédito. Recomendamos a plataforma Civitatis, empresa confiável e nossa favorita.