Atualizado:

Neve em Mendoza: Guia completo para o inverno 2025

Planeja viajar para aproveitar a temporada de neve em Mendoza? Confira nossas dicas de como é o clima nessa época, o que levar, melhores passeios, melhores estações de esqui, quando começa a nevar e muito mais.

Mendoza é um destino da Argentina, conhecido pela produção de vinhos de excelente qualidade. No entanto, esse também é um ótimo lugar para ver neve e praticar esportes de aventura.

Apesar de não ser um destino de neve tão popular como Bariloche e Neuquén, Mendoza é um ótimo lugar para os entusiastas de esqui e snowboard e conta com ótimas estações de esqui.

Além disso, durante o inverno, as paisagens na região ficam ainda mais lindas com a presença da neve. Então, mesmo que você não queira esquiar, vale muito a pena uma visita para apreciar as paisagens e aproveitar o frio e a neve em Mendoza.


Descomplicando a temporada de neve em Mendoza

A temporada de neve em Mendoza se inicia a partir do mês de junho e dura até setembro.

Os melhores lugares para ver neve em Mendoza são na região da alta montanha, Luján de Cuyo e Valle do Uco.

 As principais estações de esqui de Mendoza são: Las Leñas, Los Penitentes, Vallecitos e Los Puquios.

Os melhores meses para esquiar são julho e agosto, quando a quantidade de neve é maior.

A maneira mais comum de chegar à área que neva em Mendoza é através de passeios. Os transfers e o aluguel de carros são os meios de transporte mais confortáveis, enquanto o ônibus é o mais econômico.

Os melhores passeios para fazer na temporada de neve em Mendoza são: esquiar, praticar snowboard, praticar skibunda, passeio para a Alta Montanha, visitar as Termas de Cacheuta e visitar as vinícolas do Valle do Uco e Luján de Cuyo.


SEGURO VIAGEM

O seguro viagem vai te auxiliar em caso de doenças, acidentes, roubos e cancelamentos. Nós nunca viajamos sem seguro e recomendamos a todos que também não deixem de contratá-lo. 

Nossa empresa preferida é a Seguros Promo, pois nela sempre encontramos uma ampla oferta de seguros com os melhores preços e descontos.

Quando neva em Mendoza?

Imagem de uma praça arborizada durante um dia de neve em Mendoza, Argentina. No centro, há uma pessoa caminhando em um caminho de tijolos molhados, cercado por postes de iluminação e árvores altas, incluindo palmeiras. Ao fundo, é possível ver outras pessoas apreciando o ambiente nevado, com vegetação parcialmente coberta pela neve, criando uma atmosfera encantadora de inverno urbano.

A temporada de neve em Mendoza se inicia no inverno, a partir do mês de junho, e dura até setembro. Normalmente, no final de junho, já aconteceram as primeiras nevascas, e a neve já começou a se acumular nas regiões próximas aos Andes, incluindo as estações de esqui.

Vale lembrar que as nevascas são um fenômeno climático, portanto, não existe uma data exata para elas começarem ou terminarem. Em 2024, a primeira nevasca aconteceu em abril na região da Alta Montanha, uma nevasca fora de época, ocasionada por uma frente fria.

Então, se você quer ver neve em Mendoza, recomendamos planejar sua viagem para o final de julho até o começo de setembro. Para decidir a melhor época para viajar, veja nosso post de quando ir para Mendoza.

Descubra também como chegar em Mendoza com dicas das melhores rotas e formas.

Onde ver neve em Mendoza?

Imagem de um vale cercado por montanhas cobertas parcialmente por neve, provavelmente na região de Mendoza, Argentina. O céu azul com nuvens brancas forma um contraste com as montanhas e o solo nevado, criando um cenário sereno e majestoso. A paisagem transmite a imponência e tranquilidade da natureza andina durante o inverno.

A província de Mendoza é grande, portanto, não neva em toda a região. Na cidade de Mendoza, é muito raro nevar, a última nevasca foi em 2017. Então, se você quer ver neve, terá que ir até as regiões mais afastadas.

Os melhores lugares para ver neve em Mendoza são na região da alta montanha, Luján de Cuyo e Valle do Uco. Vale lembrar que quanto mais próximo da Cordilheira dos Andes, mais chances você tem de ver neve. A região que mais tem neve é na Alta Montanha.

Para curtir alguns dias de neve, uma ótima escolha é se hospedar em um hotel de Luján de Cuyo ou Valle de Uco. No Valle de Uco, você encontrará excelentes hotéis vinícolas, incluindo opções mais luxuosas. Se hospedando nessa região, você garantirá uma vista magnífica para as montanhas nevadas e ainda poderá pegar uma nevasca.

Para quem planeja praticar esqui ou snowboard, é melhor se hospedar nas estações de esqui.

Dica extra: se você vai se hospedar no Centro de Mendoza e deseja curtir um dia de neve, basta olhar na previsão do tempo quais são os dias previstos para nevar em Valle de Uco e Luján de Cuyo, e agendar uma visita ou almoço em uma vinícola da região. Recomendamos o almoço, pois achamos um passeio mais agradável para os dias de neve. Além disso, se você visitar as vinícolas em até três dias depois das nevascas, encontrará as paisagens lindas com os vinhedos cobertos de neve.

Estações de esqui em Mendoza, Argentina

Mendoza não é um destino de esqui muito popular entre os brasileiros, mas é muito procurado pelos argentinos na temporada de neve. As principais estações de esqui de Mendoza são: Las Leñas, Los Penitentes, Vallecitos e Los Puquios. Las Lenãs e Los Penitentes são as mais populares e com melhor estrutura.

Nas estações de esqui, além de pagar o acesso às pistas, você também pode contratar aulas de esqui e snowboard. Os centros de esqui oferecem aulas para adultos e crianças de todos os níveis. Além de aulas em grupo, você também pode contratar aulas particulares. Conheça as principais estações de esqui em Mendoza:

  • Las Lenãs: fica a 450 km da cidade de Mendoza, na região dos Andes, sendo a estação com maior estrutura e a mais popular da região. Las Leñas é um complexo completo que oferece hotel e restaurante, além de pistas de esqui e snowboard com 4 níveis de dificuldade. A estação também conta com parque de neve, parque infantil, teleférico e centro médico.
  • Los Penitentes: fica a 170 km da cidade de Mendoza, perto da Puente del Inca, e conta com uma média de 25 pistas de esqui, com diferentes níveis de dificuldade. Essa é uma estação grande e com boa infraestrutura.
  • Vallecitos: uma estação de esqui pequena que fica a apenas 78 km da cidade de Mendoza. As pistas de Vallecitos são mais simples, sendo uma estação indicada para esquiadores iniciantes e intermediários.
  • Los Puquios:fica a 175 km do centro de Mendoza. Los Puquios é mais um parque de inverno voltado para famílias do que uma estação de esqui, pois além das pistas de esqui, o local oferece diversas atrações e atividades voltadas para o lazer familiar.

Dica: para aqueles que apenas querem se divertir na neve, sem praticar qualquer esporte, é bastante comum que as pessoas se desloquem de carro até a área próxima aos Andes e parem à beira da estrada, perto das pistas de esqui. Essa é uma forma econômica para ver neve em Mendoza. Você pode parar em Uspallata para alugar roupas e equipamentos.

Qual a melhor época para esquiar em Mendoza?

A temporada de esqui em Mendoza se inicia quando as estações abrem, normalmente entre os meses de junho e setembro. No entanto, as estações podem começar a funcionar com pouca neve e apenas algumas pistas funcionando. Então, os melhores meses para esquiar são julho e agosto, quando a quantidade de neve é maior.

Como ir até a região que neva em Mendoza?

Imagem de uma pessoa vestindo roupas de frio, incluindo um gorro de lã e óculos de sol, em um cenário montanhoso coberto de neve em Mendoza, Argentina. Ao fundo, há outras pessoas aproveitando o ambiente nevado, carros estacionados e uma paisagem com montanhas de tons terrosos e traços de neve. A cena captura um momento descontraído em meio à beleza das montanhas andinas no inverno.

Como a região com neve fica fora da cidade, é preciso escolher um meio de transporte para visitar o local. O melhor meio de transporte depende do seu orçamento e estilo de viagem. A escolha mais comum são as excursões, as mais confortáveis são os transfers e o aluguel de veículos, e a mais econômica é o ônibus.

Como ir para o Valle de Uco e Luján de Cuyo

Os meios de transportes para ir até Luján de Cuyo e Valle de Uco são: carro, transfer, táxi/Uber, ônibus e passeios. Mas lembre-se de que essa região só fica com neve em até uns 3 dias depois das nevascas.

Os passeios são as escolhas mais populares. São excursões com retirada no hotel, que normalmente contam com um roteiro que visita até três vinícolas, sendo que alguns incluem almoço. Tem passeios compartilhados, feitos em vans ou ônibus, e passeios privativos, feitos em carros e com roteiros mais flexíveis. Alguns passeios que indicamos para as vinícolas de Valle de Uco e Luján de Cuyo são:

Outra escolha interessante é alugar um carro, sendo uma opção muito cômoda, mas se você for visitar as vinícolas, fique atento à ingestão de álcool. Os táxis/Uber são opções comodas e com bom preço, mas normalmente na volta fica bem difícil conseguir chamar um Uber e às vezes até um táxi. Então, é bom deixar sua volta combinada já com o motorista.

O transfer é o meio de transporte que mais gostamos de usar. Você pode beber à vontade nas vinícolas e não precisa se preocupar com a volta, basta deixar agendado o seu retorno para a cidade de Mendoza.

A escolha mais econômica para ir até essa região são os ônibus. Eles são baratos e passam em diversos horários, porém sua rota é limitada e não vão em todas as vinícolas. Se você for para Luján de Cuyo ou Valle de Uco de ônibus, escolha visitar as vinícolas perto dos pontos de ônibus, como a Nortón. Para usar o ônibus em Mendoza, é preciso fazer o cartão Sube.

Como ir para a Alta Montanha?

Para chegar à região da Alta Montanha, os melhores meios de transportes são: transfer, passeio e carro.

A forma mais popular para ver neve em Mendoza é contratar o passeio da Alta Montanha, ele vai até a região mais alta de Mendoza e normalmente para em uma estação de esqui para curtir a neve e praticar skibunda. Na alta montanha, normalmente tem neve durante todo o inverno, apesar de no começo da estação a camada ser bem fina.

Alugar um carro também é uma ótima escolha, mas fique atento às condições climáticas, pois durante as nevascas mais fortes é comum que essa estrada fique fechada. É importante alugar um carro equipado para andar na neve. Se você não quer dirigir, pode contratar um transfer para a Alta Montanha.

Alugue seu carro em Mendoza e divida em até 12 vezes no cartão.

Clima e temperatura em Mendoza durante a temporada de neve

Imagem de uma rua residencial em Mendoza, Argentina, durante um dia de neve. Árvores com galhos secos e parcialmente cobertos por neve ladeiam a calçada molhada, enquanto carros estacionados e uma caminhonete também exibem uma fina camada de neve. O cenário transmite tranquilidade e reflete um típico dia de inverno na cidade.

As paisagens de Mendoza ficam lindas durante a temporada de inverno. Os vinhedos secos moldados pela neve com os Andes nevados ao fundo formam uma das paisagens mais lindas que já vimos na região.

No inverno, a cidade possui um clima mais seco, com baixas temperaturas e dias curtos. As chuvas são extremamente escassas e a temperatura média é de 10°C, mas à noite as temperaturas caem ainda mais, podendo ficar abaixo de 0°C.

Para quem vai se hospedar em Mendoza, na região das vinícolas, como Valle de Uco e Luján de Cuyo, as temperaturas abaixo de 0°C durante a noite são bem comuns. Além disso, nos dias em que neva, as temperaturas ficam negativas durante o dia.

Viajamos para Mendoza durante o mês de junho e agosto e foram raras as vezes que pegamos temperaturas acima de 15°C em Luján de Cuyo, já no centro da cidade pegamos poucos dias com temperaturas acima de 19°C.

O que fazer em Mendoza na temporada de neve?

Os passeios para as estações de esqui são as grandes atrações da temporada de neve em Mendoza, já que é um passeio exclusivo para essa época. Mas os clássicos passeios para as vinícolas, Alta Montanha e San Rafael também podem ser feitos na temporada de neve. Então, durante o inverno, dá para fazer todos os passeios mais clássicos de Mendoza e ainda conhecer as estações de esqui.

Esquiar e praticar snowboard

Imagem de uma cabana rústica marcada com a inscrição "Escuela de Ski" em um cenário montanhoso coberto de neve, provavelmente em Mendoza, Argentina. A construção simples, com telhado inclinado e paredes de madeira e vidro, está localizada em meio à neve, cercada por pessoas aproveitando o ambiente. O local parece ser uma escola de esqui, oferecendo um ambiente ideal para atividades de inverno.

Mendoza possui algumas estações de esqui na região próxima aos Andes, sendo as principais Las Leñas e Los Penitentes. As estações de esqui em Mendoza oferecem pistas para todos os níveis, portanto, não importa se você é um entusiasta, iniciante ou profissional, certamente vai se divertir muito. Confira os sites das estações de esqui para ver quando elas começam a funcionar.

Praticar skibunda

Imagem de uma pessoa saltando em um cenário montanhoso coberto de neve, provavelmente na região de Mendoza, Argentina. Ao fundo, há montanhas majestosas, várias pessoas aproveitando a neve, e um céu azul claro com poucas nuvens. A cena transmite alegria e um ambiente perfeito para atividades de inverno.

O skibunda é o esporte mais popular da temporada de neve, por ser fácil e não exigir muita técnica. O skibunda ou esquibunda é uma atividade onde você vai deslizar sobre o gelo, sentado em uma espécie de prancha. As pranchas podem ser alugadas nas lojas de aluguel de equipamentos em Uspallata. As crianças normalmente amam praticar esquibunda, sendo essa uma atividade imperdível para quem vai viajar com os pequenos.

Passeio para a Alta Montanha

Imagem de uma pessoa de costas, vestindo um casaco de inverno e um gorro de lã, admirando um cenário montanhoso coberto de neve no Parque Aconcágua, em Mendoza, Argentina. Ao fundo, destacam-se as imponentes montanhas dos Andes com picos nevados e um céu azul claro, enquanto o terreno apresenta marcas de pegadas na neve. A cena transmite uma sensação de tranquilidade e conexão com a natureza em um ambiente gelado e majestoso.

Esse é um dos passeios mais populares de Mendoza e pode ser feito durante todo o ano. Mas, durante o inverno, ele explora as lindas paisagens dos Andes cobertas de neve e faz uma parada ao lado de uma estação de esqui, onde você pode se divertir na neve e praticar esquibunda.

No inverno, o passeio da Alta Montanha normalmente vai somente até a entrada do Aconcágua devido às condições climáticas. Já nas outras estações, ele costuma ir até o Cristo Redentor de los Andes.

O passeio comum da Alta Montanha é bem corrido e feito em um ônibus com mais de 30 pessoas, o que o torna um passeio com pouco conforto. Para os viajantes mais exigentes, uma boa escolha para conhecer a Alta Montanha é o passeio privativo.

Visitar as Termas Cacheuta

Imagem de um cenário nas Termas de Cacheuta, em Mendoza, Argentina, mostrando uma piscina termal com uma fonte central cercada por montanhas áridas e vegetação típica da região. O sol ilumina o local, criando um efeito dourado que destaca a beleza natural e a tranquilidade da área. Ao redor da piscina, há caminhos pavimentados e pequenas construções rústicas, compondo um ambiente relaxante e acolhedor.

Aproveite o inverno para se divertir nas águas quentes das Termas de Cacheuta, enquanto aprecia as lindas paisagens nevadas. Mas lembre-se, esse é um passeio muito popular entre os locais e turistas, então costuma ficar sempre bem cheio, principalmente aos finais de semana.

Visitar as vinícolas do Valle do Uco e de Luján de Cuyo

Fachada da Bodega Norton em Mendoza, Argentina, em um dia de céu claro. O edifício apresenta arquitetura simples e moderna, com o nome "Bodega Norton" destacado no centro. No chão, uma fina camada de neve cobre o gramado, e ao fundo, é possível ver as montanhas dos Andes, criando um cenário pitoresco e convidativo para visitantes de vinícolas.

As três regiões de vinícolas em Mendoza são: Valle de Uco, Luján de Cuyo e Maipú. As vinícolas de Maipú não possuem vista para a Cordilheira dos Andes. Então, para apreciar as paisagens dos Andes nevados, você deve visitar as vinícolas de Luján e Valle de Uco. O jeito mais popular de conhecer as vinícolas são os passeios, mas você também pode visitar os vinhedos por conta própria de bicicleta, ônibus, carro ou transfer.

Se hospedar em um hotel vinícola com vista para os Andes

Se você quer viver uma experiência de inverno completa, com temperaturas baixas e acordar todos os dias vendo os Andes cobertos de neve, recomendo se hospedar em um hotel vinícola com vista para os Andes. Indicamos o Casa de Uco, The Vines e Hotel De Cielo, que além de uma infraestrutura completa e ótimo serviço, possuem uma vista incrível.

O que levar para Mendoza na temporada de neve?

Imagem de uma mulher sorrindo no centro de uma rua residencial em Mendoza, Argentina, durante um dia de neve. Ela está vestida com roupas de inverno, incluindo um gorro de lã, casaco longo e cachecol, enquanto flocos de neve caem suavemente ao redor. A rua molhada é ladeada por árvores com galhos secos e casas ao fundo, criando um ambiente aconchegante e típico de um dia frio na cidade.

Para aproveitar a neve em Mendoza com conforto e segurança, é essencial se vestir adequadamente e utilizar os equipamentos certos. Felizmente, em Mendoza, você vai encontrar muitas lojas de aluguel de roupas e equipamentos. No entanto, se prepare para enfrentar uma fila nas lojas de aluguel de equipamentos, principalmente em Uspallata.

Mesmo que você não pretenda praticar nenhum esporte, é importante utilizar uma roupa de frio adequada para aguentar as temperaturas mais baixas. Confira nossas sugestões de itens essenciais para aproveitar a neve e o frio em Mendoza:

  • Segunda pele térmica: use camadas de roupas térmicas para manter o calor próximo ao corpo. Isso inclui blusas, calças e meias térmicas. Opte por materiais como lã ou tecidos sintéticos que ajudam a reter o calor.
  • Camadas intermediárias: para a camada intermediária, opte por roupas com material quentinho, como moletom e lã.
  • Jaqueta impermeável: considero a jaqueta impermeável um item indispensável para os passeios durante o inverno em Mendoza. Opte por uma jaqueta que seja resistente ao vento e à água para se proteger das intempéries, como neve, chuva e vento. Apesar de chover pouco nessa época, durante os passeios faz muito frio e venta muito, e ocasionalmente você também pode enfrentar uma pequena chuva ou neve.
  • Calças impermeáveis: são indispensáveis para quem planeja praticar algum esporte ou brincar na neve. Esse é um item que vale a pena alugar, exceto se você já tenha uma calça e queira levar.
  • Gorro, luvas e cachecol: manter a cabeça, mãos e pescoço aquecidos durante os dias mais frios faz toda a diferença, pois essas partes do corpo são bem sensíveis ao frio.
  • Óculos de sol: proteja seus olhos dos raios UV refletidos na neve. Além de extremamente prejudiciais para a visão, eles atrapalham a enxergar. Os óculos de sol ou máscaras de esqui com lentes adequadas são indispensáveis para quem vai praticar esportes ou se divertir na neve.
  • Protetor solar: mesmo em dias frios, a radiação UV pode ser intensa na neve. Então, não se esqueça de usar protetor.
  • Bota impermeável: escolha botas adequadas para caminhar na neve, preferencialmente impermeáveis e com boa aderência para evitar escorregões. As botas impermeáveis podem ser alugadas com os demais equipamentos de neve.
  • Meias térmicas: use meias grossas e térmicas para manter os pés aquecidos. Evite usar muitas camadas de meias, pois isso pode comprimir e suar os pés. Prefira uma meia de boa qualidade e própria para baixas temperaturas, que mantenha o pé aquecido e sem acumular suor.
  • Hidratante labial, facial e corporal: o frio deixa a pele extremamente seca, então não se esqueça de levar um bom hidratante facial e labial. Para o corpo, opte por hidratante corporal ou óleo.

Aluguel de roupas e equipamentos de esqui

As estações de esqui oferecem aluguel de roupas e equipamentos de esqui, snowboard e caminhadas na neve. Além disso, você pode alugar suas roupas e equipamentos em Uspallata, uma pequena cidade no caminho para a Alta Montanha.

Em Uspallata, você encontrará muitas lojas que alugam roupas de neve e equipamentos para diversos esportes e atividades. As filas nas lojas costumam ser bem grandes, porque todos os ônibus dos passeios param em Uspallata para alugar equipamentos.

Seguro viagem para esquiar em Mendoza

O seguro viagem sempre é indispensável, mas se você pretende esquiar ou praticar outros esportes radicais, deve se preocupar ainda mais com ele. Isso porque, quando praticamos algum esporte, estamos mais suscetíveis a acidentes, então é importante ter uma assistência médica eficiente para esses casos.

A maioria dos seguros de viagens convencionais não possui cobertura para esportes de aventura, como esqui e snowboard. Então, quando contratar seu seguro viagem para a Argentina, fique atento aos tipos de cobertura e opte por um que cubra acidentes praticando esportes.

Faça aqui a cotação do seu seguro viagem para Mendoza.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA A ARGENTINA

Reserve seu hotel na Argentina com antecedência

Para garantir a melhor estadia na Argentina, recomendamos usar o Booking.com, site de reservas em que confiamos em todas as nossas viagens. Com uma vasta seleção de hotéis e as melhores tarifas disponíveis, você encontrará a opção perfeita para a sua estadia, garantindo uma experiência de viagem incrível e econômica. Nossos hotéis preferidos na Argentina são:

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

O seguro viagem para a Argentina é essencial para garantir a sua tranquilidade durante a viagem. Ele oferece proteção contra imprevistos, como doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e até o cancelamento de voos. Abaixo recomendamos as melhores plataformas para contratar seu seguro viagem:

Para maior comodidade, alugue um carro na Argentina

A Argentina é um país maravilhoso para ser explorado de carro, oferecendo paisagens deslumbrantes e cidades encantadoras. Se o seu plano é explorar mais de uma cidade e maximizar o seu conforto e liberdade, alugar um carro é a escolha ideal. Indicamos a Rentcar para alugar seu carro com segurança e praticidade.

Reserve seus passeios e experiências

Planejar seus passeios com antecedência pode ser uma grande economia de tempo durante a sua viagem. Imagine poder reservar todas as suas atividades diretamente do conforto da sua casa e ainda pagar com seu cartão de crédito. Recomendamos a plataforma Civitatis, empresa confiável e nossa favorita.