Atualizado:

7 dicas essenciais para visitar Mendoza em janeiro

Está pensando em viajar para Mendoza em janeiro? Prepare-se para uma experiência inesquecível!

Localizada em uma bela região produtora de vinhos, Mendoza oferece uma combinação única de paisagens deslumbrantes, cultura rica e experiências enogastronômicas incomparáveis.

E para garantir uma experiência perfeita, reunimos as melhores dicas que vão te ajudar a aproveitar Mendoza ao máximo, durante o mês de janeiro.


Descomplicando sua viagem para Mendoza em janeiro

temperatura média em Mendoza em janeiro é de 25 °C, sendo esse um mês que marca as temperaturas mais altas e mais chove no destino.

Em janeiro, é alta temporada em Mendoza. Com isso, os preços de hospedagens e passeios ficam um pouco mais altos.

Sua mala de viagem para Mendoza em janeiro deve ter roupas leves, já que a temperatura fica bem alta no destino.

O clima em Mendoza durante esse mês é ideal para fazer atividades ao ar livre, como o Wine Bike Tour.


1. Clima em Mendoza em janeiro: Prepare-se para o calor!

Gráfico com a temperatura máxima e mínima em Mendoza no mês de janeiro de 2024.

Mendoza é uma cidade da Argentina com clima semiárido, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. E em janeiro, a cidade está no auge do verão, sendo um mês mais chuvoso e com temperaturas bem altas.

Temperatura média em Mendoza em janeiro

Janeiro, normalmente, é o mês mais quente em Mendoza. A temperatura média na cidade é de 25 °C, enquanto a temperatura máxima média é de 33 °C e a temperatura mínima média de 18 °C. As temperaturas mais baixas ocorrem à noite, podendo chegar a 16 °C em algumas regiões.

Durante o mês de janeiro de 2024, a cidade teve uma média de temperaturas bem elevadas, tendo dias que registraram até 39 °C, já a temperatura mínima registrada foi de 17 °C. Então, se você planeja conhecer Mendoza em janeiro, esteja preparado para as altas temperaturas.

Explorar Mendoza com segurança é essencial! Garanta seu seguro viagem com os preços mais baixos e desconto exclusivo. Aproveite cada momento de sua viagem com tranquilidade.

Precipitação e umidade em Mendoza em janeiro

Janeiro é um dos meses com maior índice de precipitação em Mendoza, ou seja, um dos meses mais chuvosos. Mas não precisa se preocupar, por ser uma região com clima semiárido, chove pouco no destino. Mesmo no mês em que mais chove, a chuva é pouca.

As chuvas na cidade não costumam durar muito tempo, então, dificilmente ela atrapalhará sua viagem. A precipitação média em Mendoza no mês de janeiro é de 48,3 mm.

Duração do dia em janeiro

Em janeiro, os dias em Mendoza continuam bem longos, com uma média de 14 horas de luz natural. Assim, o sol nasce por volta de 6h30min e se põe por volta de 20h30min.

Como o dia é bem longo, janeiro é um ótimo mês para fazer atividades de longa duração ao ar livre. Você pode organizar passeios mais longos ou conhecer mais de um lugar em um mesmo dia.

2. O que fazer em Mendoza em janeiro: passeios imperdíveis para o mês

Mulher admirando as belas paisagens no passeio pelo Cañon del Atuel em Mendoza, no mês de janeiro.

Por ser um mês mais quente, janeiro se torna perfeito para atividades aquáticas, como rafting e canoagem. Por isso, a região de San Rafael é um destino de verão ideal para os amantes de esportes aquáticos ou até mesmo para quem deseja apenas tomar banho e se refrescar nas águas do Cañón del Atuel.

As vinícolas também não podem ficar de fora do roteiro. Afinal, esse é o principal atrativo e um dos melhores passeios de Mendoza, podendo ser feito em qualquer época do ano.

Sugestões de atividades para fazer em Mendoza em janeiro:

  • Visitar as vinícolas: aproveite o mês de janeiro para conhecer as vinícolas com as parreiras carregadas.
  • Degustação de vinho: não deixe de degustar bons vinhos, seja nas vinícolas ou nas refeições. Aproveite o mês mais quente do ano para degustar os vinhos com notas frescas e frutadas que combinam perfeitamente com o verão.
  • Atividades ao ar livre: aproveite os dias longos do verão para fazer atividades ao ar livre, como o passeio de bicicleta e visitar o Cañón del Atuel.
  • Rafting no Rio Mendoza: faça um divertido rafting pelo Rio Mendoza e aprecie as belas paisagens do destino.
  • Tour de caiaque em Potrerillos:explore o Dique Potrerillos e suas belas paisagens em um tour de caiaque. Além de divertido, esse é um passeio perfeito para os dias mais quentes.

Busque mais passeios em Mendoza.

3. Vinícolas imperdíveis para conhecer em janeiro

Como já falamos, as bodegas são as grandes estrelas do destino. Então, se você planeja visitar Mendoza em janeiro, confira nossas dicas de vinícolas perfeitas para conhecer durante o verão.

  • Susana Balbo Wines: uma das nossas vinícolas preferidas para conhecer nos meses mais quentes, pois oferece um piquenique ao ar livre. Além disso, seu restaurante tem um cardápio de verão perfeitamente pensado para os dias quentes.
  • Renacer: uma excelente vinícola para conhecer em janeiro, pois oferece um tour guiado com piquenique e passeio de bicicleta entre os vinhedos.
  • Luigi Bosca: essa vinícola oferece uma experiência bem interessante com degustação de vinhos, um passeio sensorial na fazenda mais antiga da bodega e um delicioso almoço campestre nos jardins.

4. Gastronomia em Mendoza: restaurantes perfeitos para conhecer em janeiro

Um drink aperol na mesa de um bar em Mendoza, na Argentina.
Gingger Cocktails Bar

O verão em Mendoza combina com pratos leves e refrescantes, acompanhados de um bom malbec com notas frescas. Então, se você ama desfrutar o melhor da culinária em cada lugar que visita, não deixe de provar os pratos que são a cara do verão.

A maioria dos bons restaurantes de Mendoza possui um cardápio adaptado para cada época do ano, com pratos que combinam com o clima e elaborados com ingredientes da estação.

As nossas sugestões de restaurantes para conhecer em Mendoza em janeiro:

  • Osadia de Crear:o restaurante, que pertence à Bodega Suzana Balbo, propõe um cardápio especial para cada estação. No verão, prepare-se para degustar pratos leves e refrescantes, a cara da estação.
  • 1884 Restaurante: considerado um dos melhores restaurantes de Mendoza, ele oferece um menu incrível com ambiente elegante e acolhedor. Localizado em uma adega de 1884, o restaurante é perfeito para um jantar, principalmente nos dias quentes e com bom tempo, pois tem mesas ao ar livre, onde você pode apreciar a beleza do local e os chefs trabalhando.
  • Ramos Generales:localizado em Luján de Cuyo, o restaurante da Bodega Kaikén oferece pratos que combinam com cada estação. Além disso, as refeições são degustadas em um lindo pátio ao ar livre com vista para os vinhedos.
  • Gingger Cocktails Bar: se você procura um lugar descontraído para tomar alguns drinks, esse bar é perfeito. Ele tem ambiente interno e externo, perfeitos para os dias mais quentes. Seus drinks são simplesmente incríveis (indicamos provar o Aperol Spritz e o Mojito), e durante as tardes têm boas promoções de happy hour.

5. Hotéis em Mendoza perfeitos para as altas temperaturas do verão

Nada melhor que um hotel com piscina para curtir o verão, mas para os dias mais quentes, o ar condicionado também é muito bem-vindo, proporcionando uma estadia mais confortável. Confira, a seguir, nossas recomendações de hotéis para se hospedar em Mendoza em janeiro.

Piscina do Park Hyatt Mendoza Hotel com vista para a natureza.
Nota 8,6 no booking.com

Park Hyatt

Localizado em frente a Praça Independência, o hotel 5 estrelas tem piscina e ar condicionado em todos os quartos.

Piscina do Diplomatic Hotel em Mendoza, com vista para a cidade.
Nota 9,0 no booking.com

Diplomatic Hotel

Localizado próximo a Praça Independência e a Praça Itália, esse hotel possui infraestrutura completa e uma piscina.

Piscina da Posada Salentein com vista para os vinhedos, em um entardecer lindo.
Nota 9,0 no booking.com

Posada Salentein

Localizada em Valle de Uco, a pousada tem piscina com vista para os vinhedos e boa infraestrutura.

Dicas para reservar acomodação em Mendoza em janeiro

  • O mês de janeiro é alta temporada em Mendoza e o período de férias escolares na Argentina, portanto, a cidade recebe um alto número de turistas internos e estrangeiros. Para garantir uma boa acomodação com bom preço, recomendo que você reserve seu hotel com bastante antecedência.
  • Fique atento a golpes, pois a taxa de golpes com hospedagens feitas fora de plataformas oficiais está bem alta em Mendoza. Então, prefira fazer suas reservas em plataformas oficiais, como Booking.com, Hoteis.com e AIRBNB.
  • Não faça nenhum pagamento adiantado fora da plataforma escolhida, mesmo que alguma propriedade exija.
  • Leia atentamente os comentários e confira a localização antes de reservar qualquer acomodação.
  • Se você não sabe onde se hospedar em Mendoza, recomendamos que no Centro da cidadeprefira os hotéis próximo às principais praças ou na Calle Aristides, uma boa região para quem gosta de sair a noite.
  • Se você prefere as regiões das vinícolas, a melhor escolha são os hotéis vinícolas, que oferecem uma experiência completa de imersão na capital do vinho com muito conforto, segurança e belas paisagens. Em Valle de Uco e Luján de Cuyo há ótimos hotéis vinícolas.

6. O que levar para Mendoza em janeiro

A mala de verão para Mendoza é bem simples de fazer, afinal, nós brasileiros estamos acostumados com o calor. Então, faça uma mala com roupas leves, sapatos abertos e abuse do protetor solar.

Recomendo que você leve roupas que possam ser usadas em temperaturas entre 18 °C até mais de 33 °C. Confira abaixo alguns itens essenciais para sua mala de viagem para Mendoza em janeiro:

  • Protetor solar: a incidência de sol é bem alta no mês de janeiro em Mendoza, então, não esqueça de se proteger.
  • Roupas leves: abuse das roupas leves em sua mala de verão. Vestidos com tecidos frescos, regatas, shorts e saias vão ser seus grandes aliados para compor os looks de verão.
  • Hidratantes: não se esqueça do hidratante facial, corporal e labial. No calor, nosso corpo tende a perder mais líquido e isso pode resultar em uma pele e lábios mais ressecados. Então, não se esqueça de beber bastante água e hidratar a pele.
  • Boné/Chapéu: se proteger do sol nunca é demais, então leve algum item para proteger a cabeça do sol. Os bonés e chapéus, além de ajudarem a compor ótimos looks, vão te proteger muito bem.
  • Sapatos confortáveis: se você ama sandálias e rasteirinhas, essa é uma época perfeita para usá-las em Mendoza. Se você não dispensa um tênis, também é possível usá-los no verão, basta combinar com roupas leves.
  • Tênis para trilhas: se você é um aventureiro e planeja fazer trekking na região, não se esqueça de levar um tênis ou bota adequado para trilhas.
  • Roupas para praticar esportes: caso vá fazer trilhas ou passeio de bicicleta, coloque uma roupa confortável e adequada para a prática do esporte escolhido. No verão, prefira as regatas/tops e shorts de tecido leves para praticar qualquer esporte.
  • Roupa de banho: se você planeja fazer algum passeio aquático ou visitar as Termas de Cacheuta, inclua ao menos uma roupa de banho em sua mala.

Ao viajar para Mendoza, não se esqueça de contratar a VPN (rede privativa virtual). A VPN é indispensável em nossas viagens, pois deixa as conexões em redes de Wi-Fi mais seguras e permite acessar qualquer site ou aplicativo dos países. Já tivemos problemas para acessar aplicativos de banco estando em outros países e a VPN possibilitou o acesso de forma rápida e segura.

7. O que esperar de Mendoza em janeiro

Vinícolas de Mendoza em janeiro com as folhas verdes e cheias de cachos de uva.

Alta temporada em Mendoza

Durante o mês de janeiro, é alta temporada em Mendoza, quando a cidade está recebendo um grande fluxo de turistas internos e estrangeiros. Por isso, o destino se encontra cheio e os preços um pouco mais elevados.

Ao visitar Mendoza em janeiro, esteja preparado para encontrar a cidade cheia, os passeios sempre com muitas pessoas e a falta de disponibilidade para almoços e visitas em algumas vinícolas, caso não reserve com antecedência.

Para conseguir um bom hotel, com boa localização e bons preços, recomendo que você reserve sua hospedagem com no mínimo 3 meses de antecedência.

Como estão as vinícolas de Mendoza em janeiro?

Em fevereiro começa a colheita das uvas (vendimia), portanto, em janeiro as vinícolas estão no auge de sua beleza, com os vinhedos bem verdinhos e cobertos de uvas. Então, ao visitar Mendoza em janeiro, se prepare para encontrar os vinhedos lindos e repletos de uvas.

Apesar de a época de vendimia começar oficialmente em fevereiro, as uvas brancas começam a ser colhidas em janeiro, e em alguns casos, até mesmo as uvas tintas começam a ser colhidas nesse mês. A data exata em que a colheita começa depende das condições climáticas, que podem adiantar ou atrasar.

Portanto, ao visitar a cidade no final de janeiro, você também pode ver o processo de colheita de uva, e dependendo da vinícola visitada, poderá se deliciar com as uvas, direto na parreira.

As paisagens de janeiro em Mendoza

Além dos vinhedos, as demais paisagens de Mendoza em janeiro se encontram lindas, com a vegetação verde se destacando nas paisagens desérticas. Se você visitar San Rafael, as águas azuis do Cañón del Atuel se destacam ainda mais no verão.

As paisagens do Dique Potrerillos também ficam magníficas nessa época. Assim, as águas azuis da represa formam um lindo espelho que refletem a Cordilheira dos Andes e as paisagens ao seu entorno.

Dica extra: Festivais e eventos para curtir em Mendoza em janeiro

Em janeiro, você já pode participar de alguns eventos relacionados ao período da vendimia, como o “Música e vinho em alta”, oferecido pela Prefeitura de Mendoza entre os meses de janeiro a março. Para ir nesses eventos gratuitos, você deve retirar o ingresso no Centro de Atenção ao Turista, que fica localizado na Rua 9 de Julio. Para mais informações, acesse o site Ciudad de Mendoza.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA A ARGENTINA

Reserve seu hotel na Argentina com antecedência

Para garantir a melhor estadia na Argentina, recomendamos usar o Booking.com, site de reservas em que confiamos em todas as nossas viagens. Com uma vasta seleção de hotéis e as melhores tarifas disponíveis, você encontrará a opção perfeita para a sua estadia, garantindo uma experiência de viagem incrível e econômica. Nossos hotéis preferidos na Argentina são:

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

O seguro viagem para a Argentina é essencial para garantir a sua tranquilidade durante a viagem. Ele oferece proteção contra imprevistos, como doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e até o cancelamento de voos. Abaixo recomendamos as melhores plataformas para contratar seu seguro viagem:

Para maior comodidade, alugue um carro na Argentina

A Argentina é um país maravilhoso para ser explorado de carro, oferecendo paisagens deslumbrantes e cidades encantadoras. Se o seu plano é explorar mais de uma cidade e maximizar o seu conforto e liberdade, alugar um carro é a escolha ideal. Indicamos a Rentcar para alugar seu carro com segurança e praticidade.

Reserve seus passeios e experiências

Planejar seus passeios com antecedência pode ser uma grande economia de tempo durante a sua viagem. Imagine poder reservar todas as suas atividades diretamente do conforto da sua casa e ainda pagar com seu cartão de crédito. Recomendamos a plataforma Civitatis, empresa confiável e nossa favorita.