Onde ficar em Bariloche: melhores regiões e hotéis

Ainda não decidiu onde ficar em Bariloche, na Argentina?

Bariloche, ou San Carlos de Bariloche, é uma região extensa, localizada na Patagônia Argentina. Ao escolher onde ficar no destino, leve em consideração que algumas áreas exigem carro, outras têm transporte público limitado, e há ainda aquelas mais afastadas e isoladas. Por isso, a escolha de onde se hospedar em Bariloche impacta diretamente na praticidade da sua viagem.

Se for sua primeira vez no destino, o centro de Bariloche é imbatível. Dá para fazer quase tudo a pé e a estrutura turística bem desenvolvida facilita a vida de quem ainda está conhecendo a cidade.

Por outro lado, se o que você busca são vistas deslumbrantes, tranquilidade e bons hotéis, é melhor ficar na Avenida Bustilho ou Circuito Chico, mas nesse caso, recomendo alugar um carro para maior comodidade.

Para quem vai viajar no inverno e que ficar pertinho do melhor centro de esqui da região, a Villa Catedral é perfeita para se hospedar em Bariloche.

Neste artigo, explico as vantagens e desvantagens de cada região de Bariloche, com dicas práticas e sugestões de hotéis, para te ajudar a escolher a melhor área de acordo com o estilo da sua viagem.

Vista do centro de Bariloche, mostrando edifícios coloridos, uma igreja com torre alta e um calçadão à beira do Lago Nahuel Huapi com montanhas nevadas ao fundo.

Melhor lugar para ficar em Bariloche

Escolha da Editora

Minha região preferida para ficar em Bariloche é o centrinho da cidade. Essa é a melhor escolha para quem está sem carro, está em uma primeira viagem ou gosta de sair à noite. O centrinho de Bariloche concentra a maioria dos bares e restaurantes, bons hotéis, agências de turismo e permite fazer muita coisa a pé. Essa é a região mais prática para se hospedar em Bariloche.

Lista dos melhores lugares para ficar em Bariloche

Melhor região para quem está sem carro e busca praticidade.

Região com os melhores hotéis de Bariloche e com vista para o lago.

Região ideal para imersão na natureza.

Melhor região para quem vai esquiar.

Região com opções de cabanas econômicas para alugar.

Onde ficar em Bariloche, Argentina?

Cais de madeira antigo à beira de um lago cristalino em Bariloche, com águas verde-esmeralda, rodeado por vegetação exuberante. No alto da colina, uma pequena igreja com torre pontiaguda se destaca entre as árvores.

As principais regiões para ficar em Bariloche são: o centro da cidade, a Av. Bustilho, o Circuito Chico e Llao Llao, o cerro Catedral e a região do Lago Gutiérrez.

O centro é a melhor escolha para quem está sem carro, gosta do agito turístico e de sair à noite. Se essa é sua primeira viagem para Bariloche, também indicamos ficar no centro.

Já para os casais que estão planejando uma viagem mais tranquila e desejam relaxar com vistas magníficas para a natureza, o Circuito Chico, Llao Llao, Avenida Bustillo e o Lago Gutiérrez são as melhores escolhas de onde ficar em Bariloche.

Mas se você vai viajar no inverno e quer curtir ao máximo as atrações do cerro Catedral, aos pés do local tem uma vila com boas opções de hotéis e apartamentos.

Abaixo explicamos as vantagens e desvantagens de ficar em cada região, com dicas dos melhores hotéis. Assim, você pode escolher onde se hospedar em Bariloche, de acordo com seu estilo de viagem.

1. Centro de Bariloche: região mais prática e com ótimos hotéis

A Catedral de Bariloche, em estilo gótico, em destaque com seu alto campanário, cercada por árvores e com a cidade e montanhas ao fundo. Céu azul com nuvens e vegetação outonal completam a paisagem urbana.

O centro é o melhor lugar para ficar em Bariloche, para quem está sem carro ou conhecendo o destino pela primeira vez. Essa é a região mais turística, onde se concentra a maioria dos restaurantes, bares, lojas de chocolate, agências de turismo e lojinhas. A vida noturna de Bariloche também acontece no centrinho turístico.

O burburinho turístico da cidade fica na Rua Mitre, onde se concentra a maioria do comércio. Então, se você gosta de agitação, quanto mais perto da Rua Mitre se hospedar, melhor.

Ficando no centrinho, você consegue fazer muita coisa a pé, e o que não for possível fazer a pé, dá para fazer de ônibus, já que na região passa ônibus que vai até a maioria dos pontos turísticos de Bariloche.

A cidade de Bariloche é bem grande. Então, se você quer se hospedar na cidade, prefira os hotéis do centrinho mesmo, ou nas proximidades, aqueles que permitem fazer as coisas a pé. Se for para ficar afastado e precisar de ônibus ou Uber para ir ao centrinho, não vale a pena.

Nossas recomendações de hotéis no centro de Bariloche:

  • Hotel EcoSki by bund: fica a uma quadra do centro cívico de Bariloche, a principal praça da cidade. Os quartos do hotel são confortáveis e o café da manhã é bom.
  • View Hotel BRC: esse hotel de Bariloche fica a uns 400 metros do centro cívico de Bariloche e oferece bom café da manhã, vista para o lago, bom atendimento e quartos confortáveis.
  • Hotel Tres Reyes: um hotel charmoso, localizado às margens do lago e a cerca de 200 metros do Centro Cívico. O café da manhã é bom e os quartos são confortáveis e com decoração aconchegante, algumas opções têm vista para o mar.
  • Hampton By Hilton Bariloche: esse hotel fica no Centro Cívico de Bariloche, em uma localização perfeita, e conta com quartos confortáveis e algumas opções de suítes com vista para o lago.
  • Hotel Crans Montana: um hotel de Bariloche simples, charmoso e com bom preço, localizado a cerca de 300 metros do centro cívico. O hotel tem quartos para até 3 adultos e conta com opções com vista para o lago.

2. Avenida Bustillo: região com hotéis de luxo em Bariloche e vista para o lago

Vista panorâmica do Lago Nahuel Huapi em Bariloche,cercados por florestas densas e pequenas construções espalhadas.

Essa é a avenida mais famosa de Bariloche e, ao longo dela, você encontrará alguns dos melhores hotéis e resorts da região. Os hotéis da avenida se destacam por suas vistas magníficas para o Lago Nahuel Huapi e também pela qualidade das instalações.

Essa é a avenida principal de Bariloche, pois ela é o caminho para as principais atrações do destino, como o Cerro Campanario e Llao Llao. Ficando nessa região, você consegue aliar uma localização estratégica para visitar os atrativos, vistas bonitas, conexão com a natureza e boa oferta de hotéis de categoria superior.

A maior desvantagem da região é que, por ficar mais afastada, ela é indicada para quem está de carro ou vai usar serviço de transfer particular. Na alta temporada, também costuma ter engarrafamento na Avenida Bustillo, mas esse é um problema que todos os visitantes da cidade vão enfrentar.

Para mim, só compensa ficar aqui se for em um excelente hotel com vista, propício para relaxar, desfrutar dos pequenos luxos do local e se reconectar com a natureza. Prefira também os hotéis com restaurante, para maior comodidade.

Nossas recomendações de hotéis na Avenida Bustillo:

  • Design Suites Bariloche:fica localizado em frente ao lago Nahuel Huapi e oferece suítes amplas e elegantes, com vista para o lago ou para as montanhas. O hotel oferece um bom café da manhã, infraestrutura completa, piscina, restaurante, spa e bom atendimento.
  • Huinid Bustillo Hotel & Spa: um hotel charmoso, completo e elegante. Esse hotel de Bariloche fica em uma região cercada pela natureza e suas suítes são grandes, confortáveis e contam com uma decoração aconchegante.
  • Charming Luxury Lodge & Private Spa: esse é um dos melhores hotéis de Bariloche. Ele fica em uma localização perfeita, que permite uma vista deslumbrante do Lago Nahuel Huapi e das montanhas. O hotel tem uma estrutura completa e oferece opções de suítes amplas, com sauna, banheira, lareira e vista panorâmica para a natureza.
  • Peninsula Petit: esse é um dos hotéis de Bariloche mais incríveis para quem quer relaxar e apreciar vistas únicas da janela do quarto. Ele oferece uma experiência exclusiva e suas suítes aliam luxo e conforto, a uma linda vista para o lago e para as montanhas.

3. Circuito Chico e Llao Llao: região com paisagens lindas e onde fica o hotel mais famoso de Bariloche

Vista panorâmica de uma imponente montanha coberta de neve com o grande hotel Llao Llao Resort, um dos melhores lugares onde ficar em Bariloche, rodeado por árvores e vegetação.

Dando continuidade à Avenida Bustilho, se inicia o Circuito Chico, uma longa estrada que passa por algumas das paisagens mais impressionantes da Patagônia Argentina, incluindo Llao Llao.

O Circuito Chico é um dos passeios mais populares de Bariloche, sendo muito comum fazer ele de carro, excursões e bicicleta. Ao longo do circuito ficam algumas cervejarias artesanais bem conhecidas e restaurantes. As opções de hotéis na região são limitadas, sendo mais comum o aluguel de casas e cabanas.

O hotel mais famoso do Circuito Chico é o Hotel Llao Llao, uma acomodação magnífica que fica no topo de uma colina com vista para o lago e as montanhas. A maioria dos passeios passa no hotel para tirar foto, ele é como um cartão postal da região. Mas claro que melhor que tirar foto desse hotel é se hospedar nele, as diárias são elevadas, mas a experiência e as vistas são únicas.

Essa região é ideal para quem quer apreciar e vivenciar as paisagens da Patagônia. Mas o ideal ao se hospedar aqui é estar de carro e ficar em um hotel confortável e com restaurante.

Nossas recomendações de hotéis no Circuito Chico:

  • Llao Llao Resort Golf-Spa: localizado no Circuito Chico, esse é um dos hotéis mais conhecidos de Bariloche. Ele é famoso por sua localização privilegiada sobre uma colina, o que garante vista para montanhas e para os lagos. A arquitetura e a decoração do local aliam luxo e sofisticação. Além das suítes amplas e com vista, o hotel oferece campo de golfe, piscina de borda infinita com vista, spa e restaurante reconhecidos.

4. Villa Catedral (Cerro Catedral): região ideal para a prática de esqui e snowboard

Paisagem ampla do Cerro Catedral totalmente coberto de neve, com pistas de esqui marcadas e nuvens baixas ao fundo. O Lago Nahuel Huapi aparece distante, criando um contraste entre o branco da montanha e o azul da água.

Vai viajar no inverno e quer aproveitar ao máximo a temporada de neve em Bariloche? Então, se hospedar na vila aos pés do Cerro Catedral é uma ótima escolha.

O Cerro Catedral é o centro de esqui mais completo de Bariloche e o maior da América do Sul. Durante o inverno, ele oferece diversas atividades na neve e conta com pistas de esqui, snowboard, teleférico, restaurante, bar e hotel. Durante o verão, o cerro fica aberto para trilhas, ciclismo e atividades ao ar livre.

A Villa Catedral fica aos pés do Cerro Catedral, sendo uma região pequena, mas que conta com uma variedade de hotéis e aluguéis de temporada, além de bons restaurantes.

Essa é uma região indicada para quem está de carro e vai esquiar ou praticar snowboard. No verão, não acho que essa seja uma boa escolha de onde ficar em Bariloche.

Nossas recomendações de hotéis no Cerro Catedral:

  • Galileo Boutique Hotel: esse hotel, localizado aos pés do Cerro Catedral, oferece acomodações simples e aconchegantes. O local tem café da manhã e algumas suites contam com cozinha básica. Com acomodações para até 10 pessoas é uma ótima escolha para viagem em grupo.
  • Hotel Catedral Ski & Wellness: esse hotel de Bariloche fica localizado a 300 metros dos teleféricos do Cerro Catedral. O hotel é charmoso e conta com piscina, 3 restaurantes, sala de jogos, academia, café da manhã e vista para as montanhas.

5. Lago Gutiérrez: região com hospedagens baratas em Bariloche

Cabana de madeira coberta de neve cercada por árvores altas e densas em frente a um lago de águas esverdeadas em Bariloche.

A região do Lago Gutiérrez é muito bonita, com paisagens impressionantes e ideal para quem quer relaxar, fazer trilhas, se hospedar em meio à natureza e encontrar hospedagens econômicas.

Às margens do lago ficam algumas vilas, como a Villa Los Coihues e a Villa Lago Gutiérrez. Os vilarejos são pequenos e sem muita estrutura, neles você vai encontrar algumas cabanas para aluguel de temporada e acomodações mais econômicas. Ao longo do lago também tem algumas opções de hospedagens.

Se hospedando às margens do Lago Gutiérrez, você fica próximo ao cerro Catedral e a poucos minutos de carro do centro de Bariloche. Essa região é para quem está de carro e o ideal aqui, é ficar em um hotel que tenha cozinha ou restaurante, pois as opções de onde comer nessa região são pouquíssimas.

Nossas recomendações de hotéis no Lago Gutiérrez:

  • Hosteria El Condado: uma hospedagem simples, aconchegante e com bom preço, com vista para o Lago Gutiérrez. A pousada fica cercada pela natureza e oferece café da manhã, quartos acolhedores, bar, restaurante e opções de apartamentos com cozinha.

Dicas para escolher sua hospedagem em Bariloche

  • A taxa de fraude com hospedagens realizadas fora de plataformas oficiais está bem alta na Argentina. Prefira fazer sua reserva em plataformas oficiais, como Booking.comHotéis.com e AIRBNB.
  • É possível ter desconto de 21% em sua hospedagem na Argentina, fazendo o pagamento da acomodação com um cartão de crédito internacional. O desconto é referente ao IVA, um imposto do qual turistas estrangeiros são isentos.
  • As hospedagens em Bariloche têm valores bem elevados, e muitos hotéis oferecem apenas serviços básicos e instalações antigas, com preço bem alto. Fique atento à escolha da hospedagem, leia os comentários de outros hóspedes e verifique a localização.
  • Se você vai viajar no inverno, é indispensável uma hospedagem com aquecimento, mas isso não é uma preocupação, pois todos os hotéis e casas no destino têm aquecimento. Para uma experiência mais autêntica, um hotel com lareira é uma boa escolha. Para o verão, indicamos hotel com ar-condicionado.

Mapa com as melhores regiões e hotéis para ficar em Bariloche

Bariloche tem várias regiões boas para se hospedar, o que pode ser um pouco confuso. Então, fizemos um mapa com a seleção de melhores hotéis e regiões para ficar em Bariloche. Esperamos que o mapa te ajude a entender essa região de forma mais visual e a escolher a melhor hospedagem para sua viagem.

Para organizar sua viagem para a Argentina de forma prática, veja nossos guias de onde ficar em Buenos Aires, onde ficar em Mendoza e onde ficar em Ushuaia.

Planeje sua viagem para a Argentina com segurança, economia e conforto

Reserve seu hotel na Argentina com antecedência

Evite surpresas e garanta os melhores preços com cancelamento grátis usando o Booking.com e Hotéis.com, nossas plataformas de confiança em todas as viagens. Com uma ampla seleção de hospedagens e avaliações reais, é fácil encontrar o lugar perfeito para relaxar. Nossas sugestões favoritas:

Veja preços e disponibilidade no Booking.com.

Seguro viagem para a Argentina: item obrigatório e ideal para viajar com tranquilidade

Se você vai viajar para a Argentina, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Mas ele não serve só para cumprir uma exigência. É ele que te protege em caso de imprevistos como doenças, acidentes, extravio de bagagem ou até cancelamento da viagem. Nossas recomendações para contratar são:

  • Seguros Promo – até 20% OFF com cupom, atendimento em português.
  • Real Seguros – comparador rápido + parcelamento sem juros.

Quer mais liberdade? Alugue um carro na Argentina

Se você quer explorar a Argentina no seu ritmo, com liberdade total para montar o próprio roteiro e descobrir lugares incríveis entre uma cidade e outra, alugar um carro é a melhor pedida. Além de conforto, você ganha flexibilidade para curtir cada parada sem pressa. Nossa dica é garantir seu carro com a RentalCars, uma plataforma confiável e prática que reúne as melhores locadoras e ainda oferece ótimos preços.

Reserve seus passeios e experiências com antecedência

Evite filas e perda de tempo. Ao reservar seus passeios com antecedência, você garante os melhores horários e mais opções de roteiro. A plataforma que usamos e indicamos é a Civitatis, um site confiável, com tours em português e atendimento excelente.

*Reservando pelos nossos links, você não paga nada a mais e ainda apoia nosso trabalho de sempre criar dicas exclusivas. Boa viagem e até a próxima aventura!