7 dicas essenciais para visitar Bariloche em outubro

Viajar para Bariloche em outubro é um jogo de expectativas. A palavra-chave aqui é transição: a cidade deixa aos poucos o inverno para revelar uma primavera tímida, mas encantadora.

Se a ideia é ver neve, saiba que ela estará restrita aos cerros mais altos, e em quantidade cada vez menor conforme o mês avança. Esquiar? Só com sorte e viagem marcada para a primeira quinzena.

Outubro é um mês subestimado por muitos, mas pode ser uma ótima escolha para quem prefere trilhas, uma paisagem mais primaveril, preços mais baixos e menos turistas nas ruas. O clima ainda exige casacos e camadas, mas já permite boas caminhadas ao ar livre e passeios de barco com céu limpo.


Descomplicando sua viagem para Bariloche em outubro

Outubro é a reta final da temporada de neve em Bariloche. No começo do mês, costuma dar para visitar os centros de esqui, mas eles estão com pouca neve.

A temperatura média em outubro em Bariloche é de 12 °C.

Em outubro, as paisagens estão em transição do inverno para a primavera, as árvores já estão verdinhas e a neve que resta está nos cerros mais altos, no entorno da cidade.

Sua mala de viagem para Bariloche em outubro ainda deve ter roupas mais quentinhas, com peças para o frio moderado e algumas para o frio mais intenso.

No início de outubro, o clima é bom para aproveitar as últimas promoções dos passeios de inverno. No final do mês, as paisagens de primavera são mais presentes, perfeito para fazer trilhas e passeios ao ar livre.


1. Clima em Bariloche em outubro: fim da temporada de neve

Vista de uma balsa branca ancorada no lago Nahuel Huapi em Bariloche em outubro. O lago está cercado por árvores verdes e montanhas cobertas de névoa ao fundo, com troncos e galhos emoldurando a cena.

Outubro marca o encerramento oficial da temporada de inverno em Bariloche. Esse é um mês de primavera, mas o clima ainda é frio, especialmente nas primeiras semanas do mês. A cidade já começa a ganhar cores diferentes, com árvores florindo e mais horas de sol.

Bariloche em outubro tem neve?

No mês de outubro, normalmente, ainda tem neve em Bariloche, porém em pouca quantidade e com baixa qualidade. Nesse mês, os últimos vestígios de neve estão nos cerros, e, como ela já está derretendo em alguns lugares, é comum que a terra já comece a aparecer.

A chance de ver neve diminui conforme o mês avança. O ideal é viajar na primeira quinzena para tentar aproveitar alguma atividade de neve. A partir da segunda quinzena, a maioria dos centros de esqui já encerrou as operações e a neve já derreteu.

Apesar de em outubro dar para ver neve em Bariloche, esse não é um bom mês para esquiar e praticar esportes de neve, devido ao volume e qualidade da mesma. Então, se seu objetivo de viagem é ver neve de verdade e praticar atividades nos centros de esqui, prefira viajar em julho, agosto ou início de setembro.

O volume de neve no mês de outubro em Bariloche vai variar conforme o tanto que nevou nos meses anteriores. As nevascas são um fenômeno climático incontrolável, então a cada ano a temporada de neve difere, tanto em volume quanto em período que a neve dura. Os meses mais garantidos para ver neve são julho e agosto, mas em setembro normalmente ainda tem um bom volume de neve. Veja nosso guia de neve em Bariloche, para entender mais sobre esse período, passeios e a melhor época para viajar.

Temperatura média em Bariloche em outubro

Apesar de ser primavera, os dias em outubro em Bariloche ainda são bem frios. Mas agora dá para sentir o solzinho, usar casacos mais leves e diminuir as camadas de roupas.

A temperatura média em Bariloche em outubro gira em torno de 12 °C a 15 °C. Em dias ensolarados, os termômetros normalmente ficam em torno de 15 °C, chegando raramente a 22 °C. Já nas madrugadas e manhãs, os registros costumam variar entre 1 °C e 5 °C, podendo ocasionalmente cair abaixo de zero, especialmente no início do mês.

Em outubro de 2024, a temperatura mais baixa registrada em Bariloche foi de -4 °C, que aconteceu no início do mês. E a mais alta foi de 25 °C, no final do mês. Portanto, se você estiver planejando uma viagem para Bariloche em outubro, prepare-se para o frio, mas com menos intensidade do que nos meses anteriores.

Tabela com as temperaturas médias em Bariloche em outubro.
Gráfico das temperaturas médias registradas em Bariloche em outubro.

Precipitação em Bariloche em outubro

A precipitação média em Bariloche em outubro é de 42 mm. Esse é um mês que chove pouco e apresenta menor chance de chuvas fortes. Porém, a umidade do ar ainda é moderada, com garoas ocasionais.

As chuvas em outubro são mais distribuídas, com menor volume no final do mês. Assim, as chances de pegar dias ensolarados aumentam ao longo do mês. Então, se seu objetivo é fazer trilhas e visitar os parques, o final do mês é melhor para viajar. Nesse período, além de chover menos, a duração do dia é maior.

Duração do dia em outubro

Durante o mês de outubro, em Bariloche, o dia já está bem maior que os meses anteriores, com uma média de 12,5 horas de luz solar. Com o sol nascendo por volta de 7:18 no início do mês e 6:32 no final do mês. E se pondo por volta das 19:51 no início do mês e 20:25 no final do mês.

Ao longo do mês de outubro, a duração do dia aumenta bem rápido. Então, se a sua viagem for agendada para o final do mês, você terá mais horas de luz solar para explorar as atrações e fazer trilhas, em comparação com os dias no início do mês.

SEGURO VIAGEM

Se você vai viajar para a Argentina, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Mas ele não serve só para cumprir uma exigência. É ele que te protege em caso de imprevistos como doenças, acidentes, extravio de bagagem ou até cancelamento da viagem.

Aqui, a gente nunca viaja sem seguro e sempre indica para todo mundo fazer o mesmo.

A nossa dica é contratar pela Seguros Promo. É a empresa que usamos porque sempre tem ótimas opções de seguro, com cobertura completa, preços competitivos e ainda rolam bons descontos.

2. O que fazer em Bariloche em outubro: passeios imperdíveis

Pessoas caminhando por um píer de concreto à beira do lago Nahuel Huapi em Bariloche, com águas azuis cristalinas, pedras na margem e montanhas ao fundo sob céu claro.

Outubro é um mês que normalmente dá para aproveitar as trilhas e parques, e ainda fazer algumas atividades nos centros de esqui, principalmente se você viajar na primeira quinzena de outubro.

Se o volume de neve estiver bom e os centros de esqui abertos, aproveite a viagem para esquiar, praticar snowboard, “esquibunda” e “snow tubing” (descer as pistas de neve em uma boia) e visitar as estações de esqui.

Para os dias ensolarados, aproveite as trilhas, visite os mirantes e faça os passeios de natureza. Essa é uma região ótima para explorar de carro. Então, como não tem mais neve nas estradas, é uma ótima oportunidade para alugar um carro e explorar a região e as lindas paisagens de primavera.

Não deixe de fazer os passeios clássicos, como a navegação pelo lago Nahuel Huapi até a Ilha Victoria, o Circuito Chico de Bariloche, conhecer San Martín de Los Andes e a Villa La Angostura. As paisagens de primavera de Bariloche são magníficas, então esses são passeios imperdíveis para fazer na primavera.

Confira nossas dicas rápidas de atividades para fazer em Bariloche em outubro:

  • Visitar os centros de esqui: aproveite o mês de outubro para conhecer as estações de esqui em Bariloche. Aproveite o dia em uma estação e faça as atividades de neve oferecidas, como esqui, snowboard, esquibunda e snow tubing.
  • Faça as atividades ao ar livre e trilhas: além das atividades oferecidas nos centros de esqui, aproveite sua viagem para fazer trilhas, visitar os mirantes e conhecer as belas paisagens da região.
  • Conheça as cidades vizinhas: se você tiver tempo em sua viagem, vá até San Martin de los Andes e Villa La Angostura. Essas duas cidades ficam bem próximas de Bariloche, são lindas durante a primavera e oferecem trilhas, parques e paisagens maravilhosas para serem exploradas.
  • Fazer os passeios clássicos: faça o passeio pelo circuito chicovisite o refúgio Frey e navegue pelo lago Nahuel Huapi até a Ilha Victoria, que são passeios imperdíveis durante todo o ano. Na primavera, as paisagens dessa região são exclusivamente lindas.

3. Centros de esqui para conhecer em outubro

Vista de uma estação de esqui em Bariloche com pistas de esqui e estruturas de teleférico no topo, sob um céu levemente nublado ao entardecer.

As estações de esqui são as principais atrações de inverno em Bariloche. E durante o mês de outubro ainda costumam estar abertas no início do mês, mas o volume de neve depende de como foi a temporada. Se você der sorte, vai conseguir curtir as estações de esqui e praticar as atividades de neve.

Os centros de esqui de Bariloche normalmente fecham no mês de outubro, mas não dá para saber a data exata, pois depende de como foram as nevascas nos meses anteriores. Mas a dica é: quanto mais no início do mês, mais chance de eles estarem funcionando.

Bariloche tem ótimas estações de esqui, indicadas para iniciantes e profissionais.

  • Cerro Catedral: esse é o maior centro de esqui de Bariloche e também o mais popular. Com uma área de 1.200 hectares, ele fica localizado a 25 km do centro da cidade. O centro de esqui oferece uma infraestrutura completa, com uma variedade de esportes e atividades, restaurantes, bares e hotel com vista. Esse é o centro de esqui mais completo de Bariloche e o maior da América do Sul.
  • Piedras Blancas: localizado no Cerro Otto, a 10 km do centro de Bariloche, esse centro de esqui tem uma área de 3.000 metros e conta com pistas de diferentes níveis de dificuldade. Ele oferece aulas de esqui para adultos e crianças, mas suas aulas são mais recomendadas para iniciantes.
  • Centro de Ski Nórdico: também fica localizado no Cerro Otto. Esse centro de esqui de Bariloche é especializado em esqui nórdico, uma modalidade do esporte que pode ser praticada em terreno plano, inclinado ou até mesmo nos bosques. Ele oferece passeios de quadriciclos, motos de neve, entre outras aventuras.

4. Gastronomia em Bariloche: restaurantes perfeitos para conhecer na primavera

Tortilla de papas, servida em um prato branco sobre uma toalha vermelha, acompanhada de uma taça de vinho.

Bariloche conta com restaurantes incríveis que servem os pratos mais tradicionais da culinária argentina e da região da Patagônia. Portanto, ao viajar para Bariloche em outubro, não deixe de visitar os restaurantes da região e conhecer a culinária local.

Como já estamos na primavera e os dias ensolarados são mais presentes, já dá para aproveitar os restaurantes com mesas ao ar livre, perfeitos para a primavera. Alguns restaurantes adaptam seus cardápios conforme as estações. Então, na primavera, as sopas quentinhas do inverno abrem espaço para as saladas e outros pratos frios. Mas claro que os pratos clássicos sempre estão presentes no menu.

Confira as nossas recomendações de restaurantes para desfrutar em Bariloche em outubro.

  • Experiencia Patacon by Lucho Remiro: esse restaurante fica em uma linda casa campestre, localizada em frente ao lago. Ele oferece uma experiência única, com assados de qualidade e variados pratos da cozinha argentina. A culinária do local tem pratos tradicionais, uma extensa carta de vinhos e lindas vistas para o lago. O restaurante fica um pouco afastado do centrinho de Bariloche.
  • Alto el Fuego: gosta de um bom assado argentino? Então, não deixe de conhecer esse restaurante. A especialidade do Alto el Fuego é o churrasco, o local serve uma variedade de cortes assados com perfeição e servidos na hora. Além das carnes, o restaurante também serve legumes assados, entradinhas e sobremesas. A promessa aqui é: carne, música e vinho. E eles seguem essa promessa com perfeição. O restaurante tem um ambiente rústico e bem aconchegante, com ambiente externo e interno. Nos dias de céu limpo, vale a pena sentar no ambiente externo.
  • Stag: um restaurante sofisticado, localizado a poucos minutos do centrinho de Bariloche. O menu varia conforme a estação, já que seus pratos são elaborados com produtos regionais e frescos. O salão do restaurante tem uma vista panorâmica magnífica para o lago Nahuel Huapi.
  • Madurado Resto: esse restaurante fica um pouco afastado do centro de Bariloche, mas vale a pena conhecer o local, principalmente se você está de carro. Ele fica em frente ao lago Nahuel Huapi e seu ambiente é intimista e sofisticado. A especialidade do restaurante são as carnes maturadas e seu cardápio varia de acordo com a estação. Na primavera, você vai encontrar pratos mais leves e frescos. Além disso, a adega do restaurante tem uma variedade de rótulos de todas as regiões da Argentina.

5. Hotéis em Bariloche perfeitos para a primavera

Nada melhor do que um hotel confortável e com vista para a natureza, para curtir os dias mais frescos da primavera. Nessa estação, já dá até para aproveitar uma piscina, mas prefira os hotéis com piscina climatizada, elas são mais adequadas para a primavera.

Outubro é um mês que ainda faz muito frio em Bariloche e os hotéis com bons aquecedores são indispensáveis. Se quiser aproveitar ainda mais o climinha final do inverno, escolha um hotel com lareira no quarto, um ambiente charmoso com decoração local e uma vista bonita.

Separamos 3 dicas de hotéis perfeitos para se hospedar na primavera com muito conforto, mas você também pode conferir outros hotéis incríveis para ficar em Bariloche.

Booking.com

Llao Llao Resort

Localizado em San Carlos de Bariloche, a 25 km do Centro Cívico, o Llao Llao Resort Golf-Spa oferece acomodações com área de praia privativa, estacionamento privativo, lounge e terraço…

Booking.com

Huinid Bustillo

Esta propriedade oferece quartos com decoração elegante, Wi-Fi grátis, vista do Lago Nahuel Huapi e fica a apenas 5 minutos de carro do centro de Bariloche. O Centro de Esqui Catedral fica a 20 minutos de carro…

Booking.com

Hotel Cristal

O Hotel Cristal está localizado na rua principal do centro comercial da cidade de Bariloche, a menos de 3 quarteirões do Lago Nahuel Huapi e do Centro Cívico. A propriedade oferece Wi-Fi gratuito, bem como…

Dicas para reservar acomodação em Bariloche em outubro

No mês de outubro, as temperaturas estão subindo e a temporada de inverno está na reta final. Assim, as estações de esqui encerram as atividades nesse mês (geralmente depois da metade do mês) e o fluxo de turistas na cidade é menor. Então, dá para encontrar ótimas promoções em hotéis.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a reservar sua acomodação com segurança e inteligência:

  • Fique atento a golpes, pois a taxa de fraude com hospedagens realizadas fora de plataformas oficiais está bem alta na Argentina. Prefira fazer sua reserva em plataformas oficiais, como Booking.comHotéis.com e AIRBNB.
  • Não faça nenhum pagamento adiantado por fora da plataforma escolhida, mesmo que alguma propriedade exija.
  • Leia atentamente os comentários e confira a localização, antes de reservar qualquer acomodação em Bariloche.
  • Se você não sabe onde se hospedar em Bariloche, recomendamos o centro cívico para quem pretende turistar e está sem carro. Para quem está de carro e deseja relaxar e apreciar uma linda vista, os hotéis ao longo do lago são excelentes escolhas.
  • Se seu objetivo é apenas esquiar, fique hospedado perto da sua estação de esqui preferida. Mas outubro, no geral, não é um bom mês para esquiar.

6. O que levar para Bariloche em outubro

Quadro com sugestão de roupas para usar em Bariloche em outubro.

A mala de outubro para Bariloche deve ser variada, com roupas para frio moderado, algumas peças para frio mais intenso e outras para os dias com temperaturas amenas.

Recomendamos que você leve roupas para o dia a dia que possam ser usadas em temperaturas entre 5 °C e mais de 22 °C. Em outubro, o uso de acessórios ainda pode ser útil, principalmente no início do mês. Não precisa levar acessórios para frio intenso, como protetores de orelha. Uma luva para a noite e um cachecol já ajudam nos dias mais frios.

Para essa temperatura, a segunda pele também não é essencial, mas dependendo do quanto você é sensível ao frio, pode optar por usar uma que não seja tão grossa. Ao longo do dia, as temperaturas vão subindo, então se vista em camadas e tire ou coloque as peças necessárias conforme a temperatura do ambiente.

Confira os itens essenciais para sua mala de viagem para Bariloche em outubro:

  • Protetor solar: sempre essencial para a saúde e proteção da pele.
  • Roupas para o frio: a temperatura em outubro é moderada, com dias mais frios e outros com temperaturas amenas. Portanto, abuse das roupas de frio em camadas, como blusas simples, lãs, casacos e calças.
  • Acessórios e segunda pele: não são indispensáveis no mês de outubro, mas se você costuma sentir muito frio, pode levar alguns desses itens.
  • Hidratantes: são essenciais para manter nossa pele e os lábios bem hidratados no frio.
  • Boné/Chapéu: as temperaturas começam a aumentar gradativamente em outubro. Assim, os bonés e chapéus podem ser grandes aliados para os passeios ao ar livre, principalmente para quem viaja no final do mês.
  • Botas e tênis: em sua mala de Bariloche em outubro, não pode faltar bota ou tênis. Além de confortáveis, os sapatos fechados são essenciais para manter os pés quentinhos nas temperaturas mais baixas.
  • Meias: as meias não podem faltar em sua mala. Opte por meias mais grossas para manter os pés aquecidos nos dias mais frios e à noite.
  • Tênis para trilhas: se você é um aventureiro e planeja fazer trekking, não se esqueça de levar um tênis ou bota adequado para trilhas.
  • Roupas para praticar esportes: caso vá fazer trilhas ou passeio de bicicleta, coloque uma roupa confortável e adequada para a prática do esporte escolhido. Em outubro, indicamos levar leggings/calças e tops/regatas leves.
  • Casaco: pelo menos um casaco que aguente frio mais intenso é essencial para quem planeja viajar para Bariloche em outubro. Uma jaqueta corta-vento para os passeios ao ar livre é indispensável.
  • Roupas e sapatos para neve: se você conseguir pegar os centros de esqui abertos para praticar esportes na neve, não se esqueça das roupas adequadas. Caso não tenha esse tipo de roupa, é bem simples de alugar tanto no centrinho de Bariloche quanto nos centros de esqui. Como esse é um mês sem garantias para praticar esportes na neve, recomendo que você deixe para alugar no destino.

Além dos itens mencionados acima, não se esqueça dos documentos necessários para entrar na Argentina.

Ao viajar para Bariloche, não se esqueça de contratar a VPN (rede privativa virtual). A VPN é indispensável em nossas viagens, pois deixa as conexões em redes de Wi-Fi mais seguras e permite acessar qualquer site ou aplicativo dos países. Já tivemos problemas para acessar aplicativos de banco estando em outros países e a VPN possibilitou o acesso de forma rápida e segura.

7. O que esperar de Bariloche em outubro?

Montanhas nevadas em Bariloche, refletidas perfeitamente nas águas calmas de um lago, com céu azul e árvores densas na margem oposta.
Paisagens de Bariloche em outubro.

Baixa temporada em Bariloche

Outubro é a reta final da temporada de inverno, então é baixa temporada em Bariloche. Os viajantes desse mês normalmente conseguem encontrar preços bem atrativos na cidade, tanto em passeios, como em hospedagens e restaurantes.

A cidade também está mais vazia, com um fluxo de turistas baixo. Os centros de esqui estão, normalmente, com uma camada de neve fina e de baixa qualidade, com terra aparente em alguns pontos e poucos visitantes. Quanto mais para o fim de outubro, menor a quantidade de neve.

As paisagens de Bariloche em outubro

Em outubro, as paisagens estão em transição do inverno para a primavera. Assim, os cerros ainda estão nevados, mas a neve se concentra no chão. Por outro lado, as árvores e florestas estão bem verdinhas.

No início do mês, normalmente tem mais neve e dá para visitar os centros de esqui e aproveitar um pouco das paisagens nevadas de Bariloche. Mas, no final do mês, a neve está bem derretida e, mesmo nos cerros, a terra já está praticamente toda exposta.

Em outubro, estamos caminhando para o auge da primavera, onde as paisagens de Bariloche são incrivelmente lindas, com os tons de verde e azul dos lagos e florestas se contrastando. E, como esse é um mês que chove pouco, os dias de céu azul são mais comuns, principalmente mais para o final de outubro.

Dica Extra: Festivais e eventos para curtir em Bariloche em outubro

Durante o mês de outubro, Bariloche promove o evento astronômico mais importante da Patagônia Argentina, o “Bariloche a la Carta”, que acontece no Centro Cívico da cidade. O evento conta com a participação de mais de 60 estabelecimentos que preparam pratos especiais. Você pode conferir as datas e os detalhes no site do evento.

Para mais informações de eventos em Bariloche em outubro, acesse o site do município.

Descubra também nosso roteiro de 3 dias em Buenos Aires, Argentina.

Planeje sua viagem para a Argentina com segurança, economia e conforto

Reserve seu hotel na Argentina com antecedência

Evite surpresas e garanta os melhores preços com cancelamento grátis usando o Booking.com e Hotéis.com, nossas plataformas de confiança em todas as viagens. Com uma ampla seleção de hospedagens e avaliações reais, é fácil encontrar o lugar perfeito para relaxar. Nossas sugestões favoritas:

Veja preços e disponibilidade no Booking.com.

Seguro viagem para a Argentina: item obrigatório e ideal para viajar com tranquilidade

Se você vai viajar para a Argentina, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Mas ele não serve só para cumprir uma exigência. É ele que te protege em caso de imprevistos como doenças, acidentes, extravio de bagagem ou até cancelamento da viagem. Nossas recomendações para contratar são:

  • Seguros Promo – até 20% OFF com cupom, atendimento em português.
  • Real Seguros – comparador rápido + parcelamento sem juros.

Quer mais liberdade? Alugue um carro na Argentina

Se você quer explorar a Argentina no seu ritmo, com liberdade total para montar o próprio roteiro e descobrir lugares incríveis entre uma cidade e outra, alugar um carro é a melhor pedida. Além de conforto, você ganha flexibilidade para curtir cada parada sem pressa. Nossa dica é garantir seu carro com a RentalCars, uma plataforma confiável e prática que reúne as melhores locadoras e ainda oferece ótimos preços.

Reserve seus passeios e experiências com antecedência

Evite filas e perda de tempo. Ao reservar seus passeios com antecedência, você garante os melhores horários e mais opções de roteiro. A plataforma que usamos e indicamos é a Civitatis, um site confiável, com tours em português e atendimento excelente.

*Reservando pelos nossos links, você não paga nada a mais e ainda apoia nosso trabalho de sempre criar dicas exclusivas. Boa viagem e até a próxima aventura!