7 dicas essenciais para visitar Bariloche em novembro

Bariloche em novembro é uma escolha estratégica, não para quem quer ver neve ou agito, mas para quem busca trilhas, passeios ao ar livre e preços mais baixos.

Nesse mês, não tem neve, não tem filas e também não tem aquela correria da alta temporada, e isso é justamente o charme de novembro em Bariloche.

Mas atenção: o clima na região engana. Os dias podem ser agradáveis e ensolarados, mas basta o sol sumir para o frio apertar, então um casaco grosso continua indispensável na mala.

Com o fim da temporada de esqui, a cidade entra num ritmo mais tranquilo. Os lagos estão cristalinos, as trilhas ganham vida com o verde da primavera e as promoções aparecem para quem pesquisa com calma. É um bom mês para alugar um carro e explorar os arredores com liberdade, sem pressa e com vistas deslumbrantes a cada curva.

Se você está cogitando incluir Bariloche no seu roteiro de novembro, este guia vai te ajudar a planejar sua viagem sem surpresas.


Descomplicando sua viagem para Bariloche em novembro

Novembro não é um mês para ver neve em Bariloche e as estações de esqui estão fechadas.

A temperatura em Bariloche em novembro varia muito, com temperaturas que vão de -1 °C a 26 °C.

Em novembro, as paisagens são de primavera, com bosques verdinhos, flores e lagos cristalinos.

Nesse mês, sua mala de viagem deve ter roupas variadaspara clima fresco e frio.

Novembro é baixa temporada em Bariloche, então é um bom mês para aproveitar as promoções com a cidade mais tranquila.


1. Clima em Bariloche em novembro

Em novembro, estamos no auge da primavera em Bariloche. Nesse mês, as temperaturas estão amenas e o clima é perfeito para explorar as trilhas e apreciar as lindas paisagens de primavera.

Bariloche em novembro tem neve?

Novembro não é um mês para ver neve em Bariloche. Mas pode acontecer de você ainda ver alguns vestígios de neve nas regiões mais altas. Porém, não é garantido e, quando tem, é pouquíssima neve, que restou de uma temporada anterior ou resultado de uma nevasca fora de época.

Então, não viaje para Bariloche em novembro esperando ver neve. Nesse mês, os centros de esqui já estão fechados e as atividades de neve encerradas.

Os meses mais garantidos para ver neve são julho e agosto, mas em setembro normalmente ainda tem um bom volume de neve. Veja nosso guia de neve em Bariloche, para entender mais sobre esse período, passeios e a melhor época para esquiar no destino.

Temperatura média em Bariloche em novembro

Em novembro, em Bariloche, os dias são amenos e as noites ainda são bem frias. Mas, nesse mês, os dias de sol e céu limpo são mais presentes. Em alguns horários de sol já dá para andar sem casaco, mas leve-o sempre com você.

A temperatura média em Bariloche em novembro gira em torno de 11 °C, enquanto a temperatura máxima média é de 17 °C e a temperatura mínima média é de 4 °C. Então, se você planeja conhecer o destino nesse mês, esteja preparado para a variação de temperaturas, com dias mais amenos e noites frias.

Em novembro de 2024, a temperatura mais baixa registrada em Bariloche foi de -1 °C, que aconteceu no início do mês, enquanto a mais alta foi de 26 °C.

Gráfico com a temperatura média miníma e máxima em Bariloche em novembro.
Gráfico das temperaturas médias registradas em Bariloche em novembro.

Precipitação em Bariloche em novembro

A precipitação média em Bariloche em novembro é de 30 mm. Esse é um dos meses que menos chove na região, mas claro que você tem chance de pegar alguma chuva na viagem.

Duração do dia em novembro

Na primavera, os dias já estão ficando longos novamente em Bariloche. Quanto mais próximo do final do mês, maior a duração do dia e mais horas de luz solar para aproveitar os passeios e atrações.

Em novembro, em Bariloche, o dia tem em média 14 horas de luz solar, com o sol nascendo por volta de 6:20 e se pondo por volta das 20:45. Lembrando que esses horários variam um pouco ao longo do mês.

2. O que fazer em Bariloche em novembro: passeios imperdíveis

Cais de madeira antigo à beira de um lago cristalino em Bariloche, com águas verde-esmeralda, rodeado por vegetação exuberante. No alto da colina, uma pequena igreja com torre pontiaguda se destaca entre as árvores.

O mês de novembro em Bariloche é ótimo para fazer trilhas e atividades ao ar livre. Nesse mês chove pouco, as paisagens de primavera estão lindas e ainda estamos na baixa temporada, então dá para conseguir boas promoções em passeios.

As temperaturas também estão ótimas para trilhas e passeios ao ar livre e a maioria dos dias são limpos e com céu azul, perfeito para explorar as paisagens naturais. Achamos que em novembro as águas continuam muito geladas para passeios aquáticos, como rafting e caiaque, mas já dá para se arriscar nessas experiências.

Não deixe de fazer os passeios clássicos, como a navegação pelo lago Nahuel Huapi até a Ilha Victoria, o Circuito Chico de Bariloche, conhecer San Martín de Los Andes e conhecer a Villa La Angostura. As paisagens de primavera em Bariloche são magníficas, então esses são passeios imperdíveis para fazer. A primavera também é perfeita para alugar um carro e explorar a região e as paisagens por conta própria.

Confira nossas dicas rápidas de atividades para fazer em Bariloche em novembro:

3. Experiências autênticas para ter em Bariloche em novembro

Vista panorâmica de um lago azul profundo cercado por densas florestas e montanhas nevadas ao fundo em Bariloche em novembro, Argentina.

Quer explorar a culinária da Patagônia e viver algumas experiências únicas em Bariloche. Então, veja nossa lista de experiências autênticas para viver em Bariloche em novembro.

4. Gastronomia em Bariloche: restaurantes perfeitos para conhecer na primavera

Interior de um restaurante aconchegante com grandes janelas panorâmicas, onde pessoas conversam e apreciam bebidas enquanto observam uma vista deslumbrante das montanhas e florestas de Bariloche em novembro.

Bariloche conta com restaurantes incríveis que servem os pratos mais tradicionais da culinária argentina e da região da Patagônia. Portanto, ao viajar para Bariloche em novembro, não deixe de visitar os restaurantes da região e conhecer a culinária local.

Como já estamos na primavera e os dias ensolarados são mais presentes, já dá para aproveitar os restaurantes com mesas ao ar livre, perfeitos para a estação. Alguns restaurantes adaptam seus cardápios conforme as estações. Então, na primavera, as sopas quentinhas do inverno abrem espaço para as saladas e outros pratos frios. Mas claro que os pratos clássicos sempre estão presentes no menu.

Confira as nossas recomendações de restaurantes para desfrutar em Bariloche em novembro:

  • Experiência Patacon by Lucho Remiro: esse restaurante fica em uma linda casa campestre, localizada em frente a um lago. Ele oferece uma experiência única, com assados de qualidade e diversos pratos da cozinha argentina. A culinária do local tem pratos tradicionais, uma extensa carta de vinhos e lindas vistas para o lago. O restaurante fica um pouco afastado do centrinho de Bariloche.
  • Alto el Fuego: gosta de um bom assado argentino? Então, não deixe de conhecer esse restaurante. A especialidade do Alto el Fuego é o churrasco, o local serve uma variedade de cortes assados com perfeição e servidos na hora. Além das carnes, ele serve legumes assados, entradinhas e sobremesas. A promessa aqui é: carne, música e vinho. E eles seguem essa promessa com perfeição. O restaurante tem um ambiente rústico e bem aconchegante, com ambiente externo e interno. Nos dias de céu limpo, vale a pena sentar no ambiente externo.
  • Stag: um restaurante sofisticado, localizado a poucos minutos do centrinho de Bariloche. O menu varia conforme a estação, já que seus pratos são elaborados com produtos regionais frescos. O salão do restaurante conta com uma vista panorâmica magnífica para o lago Nahuel Huapi.
  • Madurado Resto: esse restaurante fica um pouco afastado do centro de Bariloche, mas vale a pena conhecer o local, principalmente se você está de carro. Ele fica em frente ao lago Nahuel Huapi e seu ambiente é intimista e sofisticado. A especialidade do restaurante são as carnes maturadas e seu cardápio varia de acordo com a estação. Na primavera, você vai encontrar pratos mais leves e frescos. Além disso, a adega do restaurante tem uma variedade de rótulos de todas as regiões da Argentina.

5. Hotéis em Bariloche perfeitos para a primavera

Nada melhor que um hotel confortável e com vista para a natureza, para curtir os dias mais frescos da primavera. Nessa estação, já dá para aproveitar uma piscina, mas prefira os hotéis com piscina climatizada, elas são mais adequadas para a primavera. Novembro é um mês com dias com temperaturas amenas e noites frias, então escolha um hotel com climatização adequada.

Separamos 3 dicas de hotéis perfeitos para se hospedar na primavera com muito conforto, mas você também pode conferir outros hotéis incríveis para ficar em Bariloche.

Booking.com

Llao Llao Resort

Localizado em San Carlos de Bariloche, a 25 km do Centro Cívico, o Llao Llao Resort Golf-Spa oferece acomodações com área de praia privativa, estacionamento privativo, lounge e terraço…

Booking.com

Huinid Bustillo

Esta propriedade oferece quartos com decoração elegante, Wi-Fi grátis, vista do Lago Nahuel Huapi e fica a apenas 5 minutos de carro do centro de Bariloche. O Centro de Esqui Catedral fica a 20 minutos de carro…

Booking.com

Hotel Cristal

O Hotel Cristal está localizado na rua principal do centro comercial da cidade de Bariloche, a menos de 3 quarteirões do Lago Nahuel Huapi e do Centro Cívico. A propriedade oferece Wi-Fi gratuito, bem como…

Dicas para reservar sua acomodação em Bariloche em Novembro

No mês de novembro, as temperaturas continuam a subir e a temporada de inverno já terminou. Assim, as estações de esqui já encerraram as atividades e o fluxo de turistas na cidade é menor. Então, dá para encontrar ótimas promoções em hotéis.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a reservar sua acomodação com segurança e inteligência:

  • Fique atento a golpes, pois a taxa de fraude com hospedagens realizadas fora de plataformas oficiais está bem alta na Argentina. Prefira fazer sua reserva em plataformas oficiais, como Booking.comHotéis.com e AIRBNB. A plataforma que usamos para reservar hotéis na Argentina é a booking.com, que tem uma grande oferta de alojamentos e oferece ótimos descontos no programa genius.
  • Não faça nenhum pagamento adiantado por fora da plataforma escolhida, mesmo que alguma propriedade exija.
  • Leia atentamente os comentários e confira a localização, antes de reservar qualquer acomodação em Bariloche.
  • Se você não sabe onde se hospedar em Bariloche, recomendamos o centro cívico para quem pretende turistar e está sem carro. Já para quem está de carro e deseja relaxar e apreciar uma linda vista, os hotéis ao longo do lago são ótimos.

6. O que levar em novembro para Bariloche?

Quadro com sugestões de o que levar na mala de viagem para Bariloche em novembro.

A mala de novembro para Bariloche deve ter roupas para frio moderado e para temperaturas mais amenas.

Recomendamos que você leve roupas que possam ser usadas em temperaturas entre 10 °C e mais de 25 °C. Em novembro, o uso de acessórios como cachecol e gorros não é necessário.

Para essa temperatura, também não há necessidade de usar segunda pele, basta usar casacos bem grossos e uma calça quentinha que resolve o frio até nas temperaturas mais baixas.

Faça uma mala com roupas para frio moderado e não esqueça de levar calças bem quentinhas, tricôs, moletons e pelo menos uma jaqueta corta-vento. Confira os itens essenciais para sua mala de viagem para Bariloche em novembro:

  • Protetor solar: sempre essencial para a saúde e proteção da pele.
  • Roupas para o frio: a temperatura em novembro permanece levemente fresca. Portanto, abuse das roupas de meia estação, mas não deixe de levar roupas para possíveis dias mais frios.
  • Hidratantes: são essenciais para manter nossa pele e os lábios bem hidratados.
  • Boné/Chapéu: as temperaturas começam a aumentar em novembro, os dias de sol são mais frequentes. Assim, os bonés e chapéus podem ser grandes aliados para os passeios ao ar livre.
  • Botas e tênis: em sua mala de Bariloche em novembro, não pode faltar bota ou tênis. Além de confortáveis, os sapatos fechados são perfeitos para passeios e para dias mais frios.
  • Meias: as meias não podem faltar em sua mala. Opte por meias mais grossas para manter os pés aquecidos nos dias mais frios e à noite.
  • Tênis para trilhas: se você é um aventureiro e planeja fazer trekking, não se esqueça de levar um tênis ou bota adequado para trilhas.
  • Roupas para praticar esportes: caso vá fazer trilhas ou passeio de bicicleta, coloque uma roupa confortável e adequada para a prática do esporte escolhido. Em novembro, indicamos levar leggings/calças e tops/regatas leves.
  • Casaco: pelo menos um casaco que aguente frio moderado é essencial para quem planeja viajar para Mendoza em novembro.
  • Jaqueta corta-vento: indispensável para os passeios ao ar livre e navegações no lago.

Além dos itens mencionados acima, não se esqueça dos documentos necessários para entrar na Argentina.

Ao viajar para Bariloche, não se esqueça de contratar a VPN (rede privativa virtual). A VPN é indispensável em nossas viagens, pois deixa as conexões em redes de Wi-Fi mais seguras e permite acessar qualquer site ou aplicativo dos países. Já tivemos problemas para acessar aplicativos de banco estando em outros países e a VPN possibilitou o acesso de forma rápida e segura.

7. O que esperar de Bariloche em novembro?

A Catedral de Bariloche, em estilo gótico, em destaque com seu alto campanário, cercada por árvores e com a cidade e montanhas ao fundo. Céu azul com nuvens e vegetação outonal completam a paisagem urbana.

Temporada de Primavera

Em novembro, é baixa temporada em Bariloche. Com isso, o fluxo de turistas também é bem baixo, se comparado à alta temporada de inverno.

Essa é uma boa oportunidade para quem gosta de economizar e quer fugir de filas e da cidade cheia. Nessa época, você encontrará boas promoções em passeios e hospedagens. Além disso, os pontos turísticos e restaurantes estão mais vazios, então os passeios são mais tranquilos. Portanto, novembro em Bariloche é um mês com friozinho agradável, preços atrativos e cidade mais vazia.

Como é baixa temporada, a manutenção dos teleféricos nos cerros, costuma ser feita em novembro. Então, é comum que eles fiquem desativos alguns dias do mês.

As paisagens de Bariloche em novembro

Em novembro, as paisagens da primavera já estão tomando conta da cidade. Os bosques já estão verdinhos, as flores já começaram a aparecer e a maioria dos dias é de céu azul. As paisagens nesse mês são lindas, com lagos azuis e florestas verdes se contrastando em uma paisagem maravilhosa.

Dica Extra: Festivais e eventos para curtir em Bariloche em novembro

Em novembro acontece o FAN (Festival de Aventura y Naturaleza), um evento que promove diversas atividades demonstrativas e participativas. Algumas das atividades promovidas são: competições de escalada, mountain bike, esqui alpino, esqui cross-country e demonstração de SUP. As atividades participativas são voltadas para crianças.

Durante o mês de novembro também acontece o 1000 Millas Sport, uma competição de carros esportivos clássicos. Essa é uma das principais competições de carros históricos da América Latina. Na competição, os participantes vão percorrer um extenso circuito pelas belas paisagens da Patagônia Argentina.

Para mais informações de eventos em Bariloche em novembro, acesse o site do município.

Descubra também nosso roteiro de 3 dias em Buenos Aires, Argentina.

Planeje sua viagem para a Argentina com segurança, economia e conforto

Reserve seu hotel na Argentina com antecedência

Evite surpresas e garanta os melhores preços com cancelamento grátis usando o Booking.com e Hotéis.com, nossas plataformas de confiança em todas as viagens. Com uma ampla seleção de hospedagens e avaliações reais, é fácil encontrar o lugar perfeito para relaxar. Nossas sugestões favoritas:

Veja preços e disponibilidade no Booking.com.

Seguro viagem para a Argentina: item obrigatório e ideal para viajar com tranquilidade

Se você vai viajar para a Argentina, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Mas ele não serve só para cumprir uma exigência. É ele que te protege em caso de imprevistos como doenças, acidentes, extravio de bagagem ou até cancelamento da viagem. Nossas recomendações para contratar são:

  • Seguros Promo – até 20% OFF com cupom, atendimento em português.
  • Real Seguros – comparador rápido + parcelamento sem juros.

Quer mais liberdade? Alugue um carro na Argentina

Se você quer explorar a Argentina no seu ritmo, com liberdade total para montar o próprio roteiro e descobrir lugares incríveis entre uma cidade e outra, alugar um carro é a melhor pedida. Além de conforto, você ganha flexibilidade para curtir cada parada sem pressa. Nossa dica é garantir seu carro com a RentalCars, uma plataforma confiável e prática que reúne as melhores locadoras e ainda oferece ótimos preços.

Reserve seus passeios e experiências com antecedência

Evite filas e perda de tempo. Ao reservar seus passeios com antecedência, você garante os melhores horários e mais opções de roteiro. A plataforma que usamos e indicamos é a Civitatis, um site confiável, com tours em português e atendimento excelente.

*Reservando pelos nossos links, você não paga nada a mais e ainda apoia nosso trabalho de sempre criar dicas exclusivas. Boa viagem e até a próxima aventura!