Atualizado:

13 melhores lugares para conhecer no Espírito Santo

Procurando pelos melhores lugares para conhecer no Espírito Santo? Apesar de não ser um destino turístico superconhecido, ele é surpreendente.

Localizado na região sudeste do Brasil, você encontrará diversas opções do que fazer no Espírito Santo, como parques e cachoeiras, trilhas, dunas, falésias, lindas praias e boa gastronomia.

Como boa capixaba, já explorei muitos cantinhos do Espírito Santo e preparei uma lista com os meus destinos preferidos no Estado.


Descomplicando as cidades do Espírito Santo

Guarapari e Anchieta são as cidades do Espírito Santo com praias mais lindas, além de estarem entre os melhores destinos de verão.

Para quem gosta de trilhas, mirantes e natureza, os melhores lugares para conhecer no Espírito Santo são o Pico da Bandeira, Caparaó e Pedra Azul.

Se você ama cachoeiras, não deixe de visitar a Cachoeira da Matilde e a Cachoeira Alta.

Para os casais, Pedra Azul é o melhor destino do Espírito Santo para conhecer. Um lugar com paisagens lindas e pousadas charmosas com experiências românticas.

Se você quer provar uma autêntica moqueca capixaba feita na panela de barro, sugiro conhecer a Ilha das Caieiras.

O destino do Espírito Santo mais animado e diferente para conhecer é Itaúnas. Famosa por suas dunas, suas praias de charme rústico e pelo forró que embala noites inteiras, a vila é um dos destinos mais vibrantes do Espírito Santo.


Lugares para conhecer no Espírito Santo

O turismo no Espírito Santo vem crescendo a cada ano, e não é por acaso. O Estado reúne belezas naturais, gastronomia típica e cidades acolhedoras que encantam viajantes de todas as idades.

Se você ainda não sabe o que fazer no Espírito Santo, prepare-se para conhecer destinos que vão de trilhas em meio à Mata Atlântica até praias de águas cristalinas.

1. Itaúnas

Vista das dunas de Itaúnas ao entardecer, um lindo destino para visitar no Espírito Santo.
Dunas de Itaúnas

Itaúnas fica a 260 km do aeroporto de Vitória, ao norte do Estado, sendo conhecida especialmente pelo forró. A vila é uma espécie de capital do forró, em que os bares e restaurantes tocam muito esse estilo musical. Na cidade também tem o festival de forró e, em qualquer oportunidade, as pessoas estão dançando, fazendo de Itaúnas um dos mais autênticos lugares para conhecer no Espírito Santo.

A Vila de Itaúnas pertence ao distrito de Conceição da Barra e fica no Parque Estadual de Itaúnas. O destino é bem rústico e simples, com pousadas pé na areia, restaurantes aconchegantes e ruas de terra, mas tem uma vibe boa de aconchego e paz.

Nesse destino do Espírito Santo ficam as Dunas de Itaúnas, uma imensa área de areia com lindas paisagens e um pôr do sol espetacular.

Itaúnas

Principais atrações: Dunas de Itaúnas, Praia de Itaúnas, Festival de Forró, Riacho Doce e Praia de Costa Dourada.

Onde ficar: Pousada Zimbauê (nota 9,7 com café da manhã).

2. Parque Nacional do Caparaó

Mulher se banhando deitada no Poço do Egito, no Parque Nacional do Caparaó.
Poço do Egito

O Parque Nacional do Caparaó é o melhor destino do Espírito Santo para quem gosta de cachoeiras, trilhas e contato com a natureza. Localizado na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, o parque é o refúgio perfeito para descansar e curtir alguns dias de paz.

Seu grande destaque é o Poço do Egito, uma piscina natural de águas cristalinas em tons esverdeados que parece saída de um cartão-postal. Além dele, o parque guarda diversas cachoeiras e poços encantadores, onde a água, embora geladinha, é perfeita para um mergulho revigorante.

O parque também tem quatro acampamentos, perfeitos para fazer uma imersão na natureza, além de boas pousadas para ficar. A maioria das pousadas da região fica no Alto Caparaó, em Minas Gerais.

Caparaó

Principais atrações: Vale Encantado, Hidrolândia, Vale Verde, Cachoeira da Farofa, Cachoeira Bonita, Pico da Bandeira e Poço do Egito.

Onde ficar: Pousada Café da Mata (nota 9,7 com café da manhã) e Pousada Encanto das Montanhas (nota 9,3 com café da manhã).

3. Pico da Bandeira

Nascer do Sol no Pico da Bandeira, Espirito Santo.
Foto: Marcos Felipe Faria | commons.wikimedia

O Pico da Bandeira fica no Parque Nacional do Caparaó e é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. O pico tem 2.892 metros de altitude, sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil.

Separei o Pico da Bandeira do Caparaó porque a experiência de subir até o cume é, de fato, uma viagem à parte. Para chegar ao topo, você pode escolher entre duas trilhas: 4,5 km pelo lado capixaba e 6,3 km pelo lado mineiro. Ambas recompensam com paisagens únicas e uma sensação inesquecível de conquista.

A trilha até o Pico da Bandeira costuma ser feita em duas etapas. Primeiro, a caminhada até o acampamento, geralmente à tarde. Depois, a subida final até o cume, realizada de madrugada, para chegar a tempo de assistir ao espetáculo do nascer do sol.

Embora não seja obrigatório contratar guia, para quem não tem experiência em trilhas de montanha, a recomendação é clara: vale a pena contar com esse apoio. Eu mesma já fiz a subida com guia e a experiência foi muito mais segura e tranquila.

Pico da Bandeira

Principais atrações: Mirante do Pico da Bandeira e o nascer do sol.

Onde ficar: Pousada Café da Mata (nota 9,7 com café da manhã) e Pousada Encanto das Montanhas (nota 9,3 com café da manhã).

4. Pedra Azul

Mulher olhando para a Pedra Azul, um dos melhores lugares para conhecer no Espírito Santo.

A Pedra Azul é um dos grandes cartões-postais do Espírito Santo e o destino de inverno mais amado pelos capixabas. Localizada em Domingos Martins, na região serrana, ela conquista visitantes com suas montanhas imponentes e clima de serra.

Domingos Martins, inclusive, já foi eleita a terceira cidade com melhor clima do mundo. Não é à toa que é considerada a queridinha para os dias frios: no inverno, as temperaturas despencam, criando o cenário perfeito para se aquecer em pousadas charmosas, aproveitar a culinária local em ótimos restaurantes e admirar as paisagens deslumbrantes da serra.

A Pedra Azul é uma impressionante formação de granito e gnaisse com 1.822 metros de altitude, famosa por mudar de cor ao longo do dia conforme a incidência da luz solar. No Parque Estadual da Pedra Azul, é possível ver o monólito de perto, explorar trilhas bem sinalizadas, praticar rapel e até se refrescar em piscinas naturais.

Outro passeio imperdível é a Rota do Lagarto, uma estrada charmosa de 8 km que convida a dirigir sem pressa. Ao longo do trajeto, você encontrará pousadas charmosas, cafés acolhedores, restaurantes e lojinhas que vendem bebidas artesanais e lembranças da região.

Pedra Azul

Principais atrações: Pedra Azul, Bosque das Cerejeiras e Rota do Lagarto.

Onde ficar: Pousada Rabo do Lagarto (nota 9,5 com café da manhã) e Pousada Pedra Azul (nota 9,2 com café da manhã).

DICA: reserve seus passeios e hospedagens em Pedra Azul com antecedência, principalmente durante os meses de inverno e feriados prolongados.

Contrate seus passeios pelo Espírito Santo com antecedência:

5. Mosteiro Zen Morro da Vargem

Mulher em frente a entrada do Mosteiro Zen Morro da Vargem.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem ganhou destaque turístico após a construção do imponente Buda Gigante, com 33 metros de altura. A escultura se tornou rapidamente um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.

O Buda fica na entrada do mosteiro, então qualquer pessoa que está passando pela BR-101 pode parar e tirar fotos. Esse é um passeio rápido, as pessoas normalmente param por cerca de 20 minutos para fotografar e observar a escultura.

Se você gosta de pastel com caldo de cana, vale estender sua viagem até a Parada Ibiraçu, uma parada de estrada conhecida por ter o melhor pastel da região.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem está localizado em Ibiraçu, às margens da BR-101. Além do Buda, o mosteiro promove visitas que acontecem aos domingos, sempre das 8h às 12h.

Mosteiro Zen Morro da Vargem

Principais atrações: Buda Gigante.

O que fazer: visite o interior do mosteiro, promovida aos domingos.

6. Rampa de Ubá em Castelo

Essa é uma atração indicada para os aventureiros. A Rampa de Ubá está localizada no município de Castelo, a 28 km do centro da cidade, na comunidade do Córrego de Ubá, sendo a principal rampa de voo livre do Estado.

A rampa já foi palco de algumas das maiores competições nacionais e internacionais, sediadas no Espírito Santo. Ela é considerada uma das mais bonitas, devido às belas paisagens, e tem uma ótima infraestrutura.

Em Castelo também há outras atrações bem legais, como a Cachoeira Pedregulho, Parque Estadual Mata das Flores e Parque Estadual do Forno Grande, além de outras rampas, como a Rampa do Alto Chapéu e a Rampa de Apeninos.

Rampa de Ubá em Castelo

Principais atrações: voo livre.

Onde ficar: Pousada Lua e Sol (nota 8,7 com café da manhã). Em Castelo, tem poucas pousadas. Então, recomendo que você se hospede em Pedra Azul, pois as pousadas são melhores.

7. Guarapari

Duas mulheres brincando nas águas azuis da Praia de Bacutia em Guarapari, um dos lugares mais visitados do Espírito Santo.
Praia da Bacutia

Guarapari é a melhor cidade do Espírito Santo para curtir uma boa praia.

Enquanto muitas praias capixabas ficam com a água em tom amarronzado, especialmente após dias de chuva, Guarapari surpreende com mares transparentes e convidativos. São mais de 30 praias espalhadas pela região, a maioria com águas claras e mar calmo, perfeitas tanto para famílias quanto para quem busca dias de descanso à beira-mar.

As praias mais bonitas de Guarapari são: Peracanga, Bacutia, Guaibura, Praia dos Padres e Praia do Morro. Além das praias, a cidade tem algumas trilhas e passeios bem legais. E, durante o verão, a região é bastante animada, com muitos shows e eventos.

Um passeio que também achei muito interessante em Guarapari é conhecer o Parque Estadual Paulo César Vinha, com todas as suas atrações, que incluem trilhas e lagoas.

Guarapari

Principais atrações: Parque Paulo César Vinha, Passeio de Escuna, Mergulho nas Três Ilhas, Morro da Pescaria, Praia de Peracanga, Praia da Bacutia, Praia da Guaibura, Praia dos Padres, Praia da Areia Preta e Praia do Morro. 

Onde ficar: Gaeta Hotel (nota 9,1 com café da manhã) e Hotel Diamantina (nota 8,7 com café da manhã).

8. Anchieta

Imagem de uma praia de Anchieta totalmente deserta.

Para quem não resiste a uma boa praia, este é um dos melhores lugares para conhecer no Espírito Santo. Anchieta fica ao sul do ES, a 73 quilômetros da capital, Vitória.

Em Anchieta, você pode conhecer muitas praias, sendo que o balneário de Iriri é o mais procurado por turistas. A cidade tem praias bem badaladas, mas também conta com praias mais desertas para quem deseja relaxar.

Em Anchieta, é possível montar um roteiro interessante e mergulhar na história da cidade ao conhecer o Santuário Nacional de São José de Anchieta, o Mercado dos Peixes e as Ruínas do Rio Salinas.

Anchieta

Principais atrações: Santuário Nacional de São José de Anchieta, Mercado dos Peixes, Ruínas do Rio Salinas, Praia de Santa Helena, Praia dos Namorados, Praia da Areia Preta, Praia Costa Azul, Praia de Castelhanos, Praia de Ubu, Praia de Guanabara e Praia Boca da Baleia.

Onde ficar: Hotel Pontal de Ubu (nota 9,4 com café da manhã) e Hotel Espadarte (nota 9,0 com café da manhã).

9. Cachoeira Alta

Gosta de cachoeiras? O Espírito Santo tem diversas cachoeiras incríveis para curtir. Portanto, a minha dica de lugares para conhecer no ES é a Cachoeira Alta.

Localizada em Cachoeiro de Itapemirim, distrito de Vargem Alta, a Cachoeira Alta é um destino do Espírito Santo surpreendente. Ela tem uma queda d’água de 90 metros de altura.

Nos finais de semana, a cachoeira costuma ficar bastante cheia. Se você quer relaxar no local e curtir a natureza, evite os finais de semana e feriados.

10. Matilde

Pequena cachoeira na cidade de Matilde.
Matilde

Minha próxima dica de lugares para conhecer no Espírito Santoé Matilde, uma pequena cidade com muitos atrativos naturais. Seu principal atrativo é a Cachoeira da Matilde, um destino muito procurado por turistas e locais.

A Cachoeira da Matilde fica em Alfredo Chaves, a 95 km de Vitória, sendo um lugar perfeito para quem quer praticar esportes de aventura. A cachoeira, na verdade, é um conjunto de quedas d’água que formam o Rio Benevente.

Ao visitar a Cachoeira da Matilde, aproveite para estender o passeio e conhecer outros atrativos próximos, como a Rampa de Cachoeira Alta, perfeita para voos de parapente, o histórico Túnel da Matilde e diversas outras cachoeiras que tornam a região ainda mais especial.

Cachoeira da Matilde

O que fazer: Cachoeira da Matilde, Mirante de Matilde e Túnel Encantado.

11. Ilha das Caieiras

Moqueca Capixaba feita na panela de barro, acompanhada de arroz e moqueca de banana, servidas no restaurante Teresão na Ilha das Caieiras.

Uma visita ao Espírito Santo sem provar a moqueca capixaba está fora de cogitação. A moqueca e a torta capixaba são os pratos mais conhecidos da culinária local. Minha dica de lugares para conhecer no Espírito Santo e comer uma boa moqueca na panela de barro, acompanhada de uma linda vista, é a Ilha das Caieiras.

A Ilha das Caieiras é uma das comunidades mais tradicionais e antigas de Vitória. Formada por casinhas coloridas e ruas estreitas, e banhada pelo Rio Santa Maria, o local tem muita cultura, uma vibe alegre e um lindo pôr do sol.

Ao longo de sua orla, você encontrará muitos restaurantes especializados em moqueca, torta capixaba e outros pratos de frutos do mar. É só escolher seu restaurante preferido e apreciar a vista. Não deixe de provar a moqueca de banana-da-terra, que, na minha opinião, é deliciosa. Confesso que prefiro a de banana à de peixe.

Ilha das Caieiras

Principais atrações: restaurantes especializados em culinária capixaba e Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Onde ficar: Sheraton Vitoria (nota 8,7 com café da manhã).

Veja também: Onde ficar em Vitória, no Espírito Santo.

12. Convento da Penha

Mulher de cabelos longos apreciando a vista do Convento da Penha para vitória e para o Mestre Alvaro.

O Convento da Penha é um cartão-postal e um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. O Convento é o principal monumento religioso do Estado e faz parte do Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, juntamente com a Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das igrejas mais antigas do Brasil.

Você pode visitar os dois atrativos em um único dia, pois ficam bem próximos. Aproveite também para conhecer a Prainha, um bairro bastante interessante de Vila Velha.

Além de sua importância religiosa e de sediar a Romaria dos Homens, considerada o maior evento católico do Espírito Santo, o Convento da Penha tem grande relevância histórica e arquitetônica. O local também oferece uma das vistas panorâmicas mais bonitas do Espírito Santo, já que fica no alto de um morro de 154 metros.

Convento da Penha

Principais atrações: Convento da Penha, Praia da Costa, Prainha e Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Onde ficar: Quality Suites Vila Velha (nota 8,3 com café da manhã) e Hotel Santorini (nota 8,7 com café da manhã).

13. Morro do Moreno

Mulher com os braços levantados, contemplando o entardecer no Morro do Moreno, em Vila Velha, um dos lugares mais belos para conhecer no Espírito Santo.

O Morro do Moreno é o mirante mais conhecido de Vila Velha e mais uma opção imperdível de lugares para conhecer no Espírito Santo. É um dos pontos turísticos mais visitados pelos capixabas. O local tem um lindo amanhecer e um pôr do sol maravilhoso, além de vista panorâmica para Vitória e Vila Velha.

Para chegar ao topo do Morro do Moreno, você tem duas opções: uma trilha fácil que leva, em média, 20 minutos, e uma trilha de dificuldade média, com cerca de 30 minutos. A trilha de dificuldade média é um pouco mais perigosa e passa por dentro da mata, por isso é aconselhável fazê-la em grupo.

Aos sábados, também acontece um café da manhã para ver o nascer do sol. Qualquer pessoa pode participar, não é necessário agendar, basta comparecer no horário programado e levar algum prato como contribuição.

Se você não quiser se hospedar em Vila Velha ao conhecer suas atrações, pode ficar em Vitória, já que essas cidades do Espírito Santo são ligadas apenas por uma ponte.

Morro do Moreno

Principais atrações: ver o nascer e o pôr do sol.

Onde ficar: Quality Suites Vila Velha (nota 8,3 com café da manhã) e Hotel Santorini (nota 8,7 com café da manhã).

Agora que você já sabe os melhores lugares para conhecer no Espírito Santo, é só escolher as atrações que mais gostou e conhecer as belezas capixabas. Descubra também dicas de melhores lugares para viajar com amigos.

PLANEJE SUA VIAGEM PARA O ESPÍRITO SANTO

Reserve seu hotel no Espírito Santo com antecedência

Para garantir a melhor estadia no Espírito Santo, recomendamos usar o Booking.com, site de reservas em que confiamos em todas as nossas viagens. Com uma vasta seleção de hotéis e as melhores tarifas disponíveis, você encontrará a opção perfeita para a sua estadia, garantindo uma experiência de viagem incrível. Nossos hotéis preferidos no estado do Espírito Santo são:

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

O seguro viagem em qualquer viagem no Brasil é essencial para garantir a sua tranquilidade. Ele oferece proteção contra imprevistos, como doenças, acidentes, roubos, extravio de bagagens e até o cancelamento de voos. Abaixo recomendamos as melhores plataformas para contratar o seguro viagem.

Para maior comodidade, alugue um carro no Espírito Santo

O Paraná é um estado maravilhoso para ser explorado de carro, oferecendo paisagens deslumbrantes e cidades encantadoras. Se o seu plano é explorar mais de uma cidade e maximizar o seu conforto e liberdade, alugar um carro é a escolha ideal. Indicamos a Rentcar para alugar seu carro com segurança e praticidade.

Reserve seus passeios e experiências

Planejar seus passeios com antecedência pode ser uma grande economia de tempo durante a sua viagem. Imagine poder reservar todas as suas atividades diretamente do conforto da sua casa e ainda pagar com seu cartão de crédito. Recomendamos a plataforma Civitatis, empresa confiável e nossa favorita.